São Paulo, 25 de abril de 2024

21/11/2008

O senhor tem aranha de cinco pernas?

Aldeci Santos (*) 

Essa é mais uma das histórias que achei interessante e gostaria de compartilhar com os leitores do site usinagem-brasil.

Nas feiras de máquinas e ferramentas que participei sempre acontece alguma coisa engraçada. Numa destas, a Feimafe, eu estava em frente ao estande da Sandvik Coromant, dando algumas informações aos visitantes sobre as ferramentas que estavam expostas e notei um senhor, que ficou esperando eu terminar as explicações. Quando todos saíram, ele se aproximou e perguntou:

– “O senhor tem aranha de 5 pernas?”

Fiquei parado por um instante tentando entender o que ele estava querendo. Antes que eu dissesse qualquer palavra, ele apontou para um cabeçote de fresa que estava na vitrina e disse:

– “É igual àquela com 8, mas só que eu queria uma com 5 pernas”.

– “Ah, tenho sim.”

Foi assim que conheci mais uma maneira de chamar o “cabeçote de fresa”, o planetário, o cortador, o destopador etc… Cada região do Brasil tem seus costumes e acho interessante conhecer essas variações, para aumentar meu dicionário técnico de palavras regionais.

Você conhece o “degolador” de peças? É o bedame para cortar barras e tubos.

Ás vezes, após a operação de corte de uma barra, fica um “bigolim” no centro ou “pipe” ou “batoquinho” ou “tetinha”. E você, como chama aquele biquinho?

E por acaso você já viu uma superfície caracachenta, ou ruspiosa. Dependendo da região do País onde você se encontra pode ouvir que esta mesma superfície está cabeluda, aveludada, rugosa ou áspera. Será que ela está dentro do padrões de acabamento?

Creio que cada um de vocês lembrou de alguma palavra que poderia entrar nessa lista. Nosso país é assim, apesar de tão grande, são poucas as palavras que nos deixam com um pouco de dúvida para interpretá-las. Para nossa sorte, o vocabulário não muda muito de um estado para outro. Porém, quando se trata de vocabulário de chão-de-fábrica, muda de uma empresa para outra. E aí não tem jeito, só perguntando para quem conhece qual é o sinônimo.
 
Você ouviu algum “bizu” a respeito disso?

(*) Aldeci Santos é supervisor de Treinamento da Sandvik Coromant

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.