São Paulo, 27 de Novembro de 2021

  • Notícias

    Consultoria registra alta na procura por engenheiros

    (24/10/2021) - “É notório o crescimento na busca por profissionais [de engenharia] este ano, em relação ao ano passado. Também temos a sensação de que as empresas realmente aprenderam a contratar remotamente, não há mais bloqueios”, afirma Carolina Cabral, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, consultoria de RH que acaba de publicar o Guia Salarial 2022. Em sua 14ª edição, o estudo mapeia o aquecimento da área de Engenharia nas mais diversas áreas de atuação, com destaque para Logística, Supply Chain, Operações, Produção, Planejamento, Civil e Mineração.

    “O mais interessante é perceber como a engenharia é uma área que não apenas cresceu, mas também se transformou desde o início da pandemia. Em Logística, por exemplo, acompanhamos o surgimento de novas posições, com novas exigências de performance e comportamento, mais desenvolvidas e aprimoradas”, destaca.

    Os autores do Guia Salarial lembram que - 20 meses após a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar oficialmente a pandemia - a Covid-19 segue responsável pela aceleração de uma série de mudanças que estão ditando os rumos das relações de trabalho no mundo.

    Oportunidades – De acordo com o Guia, com o avanço da vacinação em massa no país, as perspectivas tornam-se mais positivas e a visualização de um mundo pós-pandemia mais palpável. Muitas empresas estão lutando para encontrar capital humano com as habilidades, técnicas e comportamentais, necessárias para apoiar as novas prioridades de negócios que ganharam força nos últimos meses. “As companhias que foram capazes de se reinventar desde o início da pandemia saem em vantagem nesse momento de retomada. Muitas já voltaram a contratar, outras estão se organizando para retomar com força no ano próximo ano”, comenta Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

    O Guia Salarial destaca as profissões e cargos em alta para 2022. De acordo com a publicação, os segmentos industriais que estão liderando as contratações em engenharia e devem continuar aquecidos em 2022 são: Indústrias que lideram as contratações: Saúde, Bens de consumo, Tecnologia/Logística, Infraestrutura, Mineração

    De acordo com o Guia Salarial 2022 da Robert Half, os profissionais mais procurados são os seguintes: Gerente de Supply Chain, Comprador, Engenheiro de Aplicação/Vendas, Gerente de Projetos/PMO, Gerente de Vendas Técnicas, Coordenador de Planejamento, Coordenador de Customer Service, Engenheiro de QSMS, Engenheiro de Produção/Processos.

    Segundo os especialistas da consultoria, as habilidades técnicas mais demandadas na área de Engenharia são: Idiomas, Domínio de sistema de gestão integrada, Tech skills, Inovação, Visão de negócios e Sustentabilidade. Enquanto as habilidades comportamentais são: Perfil analítico, Facilitador, Equilíbrio emocional, Comunicação e Adaptabilidade.

    O Guia aponta ainda as Carreiras do Futuro na área de Engenharia: Piloto de drone, Engenheiro de georreferenciamento, Engenheiro de dados e Engenheiro de inovação.

    Metodologia do Guia Salarial 2022 - O Guia apresenta três faixas salariais por cargo, determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação.

    O Guia Salarial da Robert Half é uma das mais respeitadas fontes de informação sobre remuneração e tendências de recrutamento para auxiliar empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões. Traz a tabela salarial de mais de 300 cargos em diversas áreas, apresenta profissões e habilidades mais demandadas em todas as divisões de atuação da consultoria, com dados que refletem a realidade de vagas trabalhadas na Robert Half e informações das salas de entrevista.