São Paulo, 27 de Novembro de 2021

  • Notícias

    Honda instala nova fábrica de motores em Manaus


    (24/10/2021) - A Honda Motos inaugurou, na quinta-feira passada, 21 de outubro, nova fábrica de motores em Manaus (AM). Ao mesmo tempo também foram entregues a finalização dos processos de modernização e implementação de melhorias na linha de montagem 2, de onde saem os modelos: CG 160, NXR 160 Bros, XRE 190, CRF 250F.

    Até então, os processos executados na fabricação dos motores (fundição, usinagem, pintura e montagem) não estavam alocados no mesmo espaço físico. Com a mudança, equipamentos foram renovados e linhas produtivas reposicionadas, garantindo mais eficiência logística e preparando a fábrica para o futuro.

    O projeto foi viabilizado graças ao investimento de R$ 500 milhões, anunciado em 2019, destinado à modernização da unidade fabril e a adaptação a processos produtivos de maior eficiência em áreas como Fábrica de Motores, Controle de Alimentação de Peças, Montagem de Componentes e Linha de Montagem de Motocicletas.

    A fábrica da Honda em Manaus (AM) é o complexo industrial mais verticalizado em produção de motos Honda no mundo e é um dos centros de produção mais representativo das Américas, onde são fabricados desde embalagens metálicas, moldes, tubos estruturais e ferramentas até diversos componentes que integram o produto final como escapamentos, rodas, guidões, chassis e outras peças.

    “Ao investir de forma contínua na atualização da atividade produtiva, buscamos oferecer produtos cada vez melhores para os clientes brasileiros e promover um impacto positivo no ambiente de trabalho dos colaboradores que atuam nas áreas fabris”, disse Atsushi Fujimoto, presidente da Honda South America.

    45 anos de produção nacional - A Honda Motos chegou ao Brasil em 1971, com a instalação de um escritório comercial em São Paulo, logo em seguida desembarcaram no porto de Santos (SP) as primeiras motocicletas da marca. Cinco anos depois, em 1976, a empresa já inaugurava sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, em Manaus (AM).

    “Quando a Honda se instalou em Manaus, iniciou-se um extenso programa de desenvolvimento local. Além da construção de uma fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental, contribuindo para o incremento socioeconômico de toda região”, observou Issao Mizoguchi, atual conselheiro executivo da Honda South America e o primeiro brasileiro nomeado CEO da empresa na América do Sul, cargo que ocupou entre abril de 2014 e março de 2021.

    Em Manaus, desde 2001, também são produzidos os Produtos de Força Honda. Atualmente a empresa realiza a produção nacional de dois modelos de motores estacionários e três modelos de motobombas, além de oferecer a importação de roçadeiras, geradores e cortadores de grama.