São Paulo, 25 de abril de 2024

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16/10/2021

thyssenkrupp ajusta o foco para a eletrificação


(17/10/2021) – A Divisão Automotive Technology da thyssenkrupp está avançando na transformação de seu negócio de powertrain. A unidade de negócios Camshafts (eixo comando de válvulas), que mantém uma de suas plantas em Poços de Caldas (MG), passa a se chamar Dynamic Components.

Mais do que uma simples mudança de nomenclatura, a alteração é uma demonstração de que o grupo alemão está respondendo à tendência do mercado automotivo em direção à eletrificação da mobilidade.

O portfólio de produtos da unidade de negócios inclui principalmente eixos de comando montados e sistemas de trem de válvulas para conjuntos de força convencionais, bem como eixos de rotor para motores elétricos. “Começamos a transformação do nosso negócio de componentes para powertrain em um estágio muito inicial. Partindo de sistemas tradicionais de eixos de comando para motores de combustão interna, há cerca de 10 anos começamos a desenvolver e industrializar novos produtos para powertrains elétricos”, diz Karsten Kross, CEO da divisão de componentes automotivos da thyssenkrupp. “Agora estamos continuando nossa transformação com novos produtos, além do motor de combustão interna”.

Segundo a companhia, já foi dado o início ao desenvolvimento de rotores completos para motores elétricos. Também estão em andamento novos projetos de produtos na área de gestão térmica de veículos elétricos a bateria.

“A transformação do nosso negócio segue uma abordagem baseada em duas vertentes. Com base nos pedidos recebidos dos clientes, continuaremos a atingir um crescimento lucrativo com nossos produtos para motores de combustão interna e híbridos nos próximos anos – embora o mercado em geral esteja encolhendo. Usaremos os lucros deste negócio para financiar o desenvolvimento e a industrialização de novos produtos, tornando-os gradualmente independentes do motor de combustão interna tradicional”, conclui Frank Altag, CEO da unidade de negócios Camshafts, agora Dynamic Components.

Segundo ele, a produção de motores de combustão interna e híbridos ainda é bastante lucrativa, graças ao potencial das tecnologias da thyssenkrupp para aumentar cada vez mais a eficiência dos avançados motores de combustão interna e reduzir as emissões.

A empresa destaca que, além da liderança em tecnologia para componentes de powertrain, as fortes capacidades da unidade de negócios em produção e automação são ainda outro elemento-chave para o sucesso da transformação. Os novos produtos são fabricados em uma base de produção similar aos componentes para motores de combustão interna. Em parte, é possível usar as mesmas máquinas e equipamentos, o que faz com que várias linhas de produção em uma planta já estejam sendo usadas para fabricar diferentes produtos para diferentes tipos de sistema de acionamento.

Nos últimos anos, a divisão Automotive Technology da thyssenkrupp reformulou sua gama de produtos e serviços para atender às tendências tecnológicas de e-mobilidade, direção autônoma e mobilidade sustentável. Hoje, é uma fornecedora internacional de componentes automotivos, especializada em tecnologias de chassis, powertrain e carroceria.

Há um foco claro em produtos e serviços independentes do powertrain em torno do chassi, das linhas de montagem da carroceria e da produção de peças leves da carroceria. O segmento já gera mais de 80% de suas vendas totais com produtos não relacionados ao motor de combustão interna.

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