São Paulo, 23 de abril de 2024

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09/10/2021

Embraer duplica vendas de aviões agrícolas em 2021


(10/10/2021) – O bom desempenho do agronegócio brasileiro fez aumentar em 2021 a demanda pelo Ipanema EMB-203, a nova geração do avião agrícola da Embraer.

A empresa contabilizou até o final do mês de setembro um acumulado de 50 unidades vendidas. O volume já representa um avanço de 100% diante do total comercializado em 2020.

Segundo a Embraer, a alta de pedidos também é reflexo da confiança dos produtores e das empresas aeroagrícolas em antecipar a demanda de 2022, que já responde por 30% das novas encomendas.

“Os produtores do agronegócio brasileiro já constataram que o Ipanema pode ser uma grande ferramenta no dia a dia do campo, reunindo eficiência, produtividade, economicidade e robustez”, diz Sany Onofre, head de aviação agrícola da Embraer. “A cada nova entrega aumenta o nosso entusiasmo com as projeções para os próximos anos”, acrescenta o executivo.

O mês de setembro também marcou a entrega da centésima aeronave do modelo 203. A aeronave comemorativa foi entregue a um produtor rural da cidade de Tapurah, no Mato Grosso.

Lançada em 2015, a versão atual da família Ipanema combina alta tecnologia, produtividade e baixo custo operacional. O novo avião trouxe mudanças importantes principalmente no sistema de pulverização e na parte de motorização.

O Ipanema é o avião mais longevo da indústria aeronáutica brasileira, tendo as primeiras unidades sido produzidas em 1972. Até hoje, já foram produzidas 1.380 unidades.

O monomotor foi projetado para pulverizar defensivos agrícolas em plantações, mas também pode combater incêndios e criar chuva artificial. A aeronave é líder de mercado no segmento de pulverização aérea, com 60% de participação nacional.

As culturas que mais utilizam aviões pulverizadores no Brasil são as de algodão, cana-de-açúcar, soja e milho. Os estados com maior demanda por aeronaves desse tipo são Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O Ipanema, desde 2005, é movido a etanol, tendo sido o primeiro avião da Embraer certificado e produzido em série para voar com energia renovável. Isso o tornou referência mundial na utilização de biocombustíveis na aviação.

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