São Paulo, 18 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/09/2021

UCS renova parceria em usinagem com empresa alemã

(19/09/2021) – O Grupo de Usinagem da Universidade de Caxias do Sul, por meio do PPGMEC – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, acaba de renovar sua parceria com a empresa alemã OTEC GmbH, fabricante de máquinas para polimento, rebarbação e de mídias abrasivas.

Desde 2002, quando o Grupo foi criado, muitas parcerias com empresas do segmento de usinagem têm sido firmadas. Em 2016, foi iniciado um trabalho na área de tratamento (pós-produção) de ferramentas que demandam operações como polimento, retificação e escovação, por exemplo.

No ano seguinte, 2017, Rodrigo Panosso Zeilmann, docente da UCS e coordenador do Grupo de Usinagem, conheceu a OTEC. “Trocamos ideias, mostramos resultados do Grupo e conseguimos firmar uma parceria”, conta o professor.

Iniciado em 2018, o primeiro projeto ao lado da OTEC tinha o objetivo de testar diversificadas mídias abrasivas em diferentes processos e materiais. “Esse trabalho foi a base para várias análises. Começamos a identificar pontos de melhoria e, por isso, solicitamos que o trabalho, concluído no início de 2021, fosse continuado”, detalha Zeilmann.

A proposta feita para a OTEC foi a de trabalhar – entre 2021 e 2023 – especificamente o tratamento de acabamento por arraste, um dos pontos fortes da empresa. O trabalho vai unir as experiências de empresa e universidade para testes em diferentes materiais.

Zeilmann explica: “A ideia é fazer uma avaliação mais científica do que já é feito na prática. Já sabemos, por meio de experimentos, quais mídias e condições são ideais para cada operação. Nós vamos fazer uma investigação mais aprofundada, caracterizando melhor ferramentas, superfícies e resultados”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.