São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/09/2021

Cresce tendência de automatizar na programação CAM


(19/09/2021) – De acordo com a Open Mind, há hoje forte tendência em relação à criação automatizada de programas. No ano passado, segundo levantamento realizado pela empresa, triplicou a quantidade de projetos que recorrem à padronização de operações, ou seja, a automação, entre os usuários do CAM/CAM hyperMILL.

Além disso, aumentou significativamente a demanda pelo hyperMILL Automation Center Advanced aumentou significativamente, versão que oferece uma abrangente caixa de ferramentas de automação.

“A frequência com que a programação CAM cria gargalos aumenta à medida que os centros de usinagem e ferramentas se tornam mais poderosos”, explica Rico Müller, gerente de Projetos para Automação CAD/CAM na Open Mind Technologies AG. “As empresas estão buscando soluções que lhes permitam tornar a programação CAM mais eficiente ao automatizar processos”.

Como lembra Müller, mesmo as peças mais complexas e diversas são criadas com base em uma grande quantidade de operações semelhantes que podem ser padronizadas. “No hyperMILL, bancos de dados de ferramentas, reconhecimento de funcionalidades e macros para padronização têm sido disponibilizados há algum tempo. Esses recursos agora estão sendo usados cada vez mais em todo o setor de fabricação para automatizar a criação de programas CAM.”

Dos padrões de programação à automação do processo – Mesmo a versão básica do hyperMILL Automation Center permite que os usuários automatizem o processo de criação de lista de tarefas, bem como a seleção e o posicionamento de dispositivos de fixação. Além disso, um processo uniforme pode ser definido para todos os programadores.

Já a versão Avançada possibilita a definição e padronização até mesmo de processos complexos. O gerente explica que a solução concentra-se principalmente nos elementos individuais de um modelo CAD. Todas as etapas para preparação e programação de dados, até a simulação e geração do programa NC, podem ser definidas. Após um processo de fabricação ser definido, ele pode ser aplicado a qualquer componente novo e executado automaticamente. Se houver decisões que não podem ser tomadas com certeza dentro do processo automatizado, o usuário será levado a fazer escolhas relevantes durante a execução do programa. O usuário é guiado de forma interativa por etapas individuais do processo, possibilitando programar a tarefa de usinagem em pouquíssimo tempo.

Competência CAM adicionada – “A possibilidade de criar suas próprias soluções de automação efetivamente aumenta o conhecimento de programação dos nossos clientes”, garante Müller. “Por outro lado, percebemos que os usuários do hyperMILL que abordam o tema da automação estão ganhando uma perspectiva totalmente nova em seus processos. Os usuários revisitam seus processos com o objetivo de otimizá-los. Outro aspecto é que a automação abrange muitas tarefas simples, ela tem a facilidade de inserir dispositivos de fixação ou programação de furos, diretamente do começo. Isso dá mais tempo para os usuários otimizarem tarefas complexas.”

A Open Mind tem ofertado, inclusive, soluções específicas para fabricantes e prestadores de serviços. “Em um projeto, podemos estabelecer processos automatizados para um fabricante por contrato. Isso está sendo usado agora para processar pedidos através de um portal da web com carregamento de dados CAD”, diz Rico Müller.

Para saber mais sobre essa nova alternativa, conheça o contrato realizado com a BAM GmbH em https://www.openmind-tech.com/en/industries/mold-die/bam.html

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.