São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/09/2021

Cavaco Cast, um podcast voltado à área de usinagem


(05/09/2021) – Há no Brasil, hoje, quase que uma febre de podcasts. Inúmeros foram criados nos últimos dois anos, impulsionados em parte pela pandemia, para tratar dos mais variados assuntos, de política a história grega, passando por economia, questão racial, feminismo, saúde e, claro, usinagem. Sim, o pessoal da área de usinagem, de máquinas, de ferramentas também já tem o seu podcast, o Cavaco Cast, lançado no final de agosto.

A iniciativa é resultado das conversas de três amigos apaixonados por usinagem, por tecnologia, todos eles ex-alunos do Senai e que têm grande orgulho de ter participado da Olimpíada do Conhecimento. São eles: Bruno Silva, gerente de Vendas da Open Mind; Lucas Neves, engenheiro de Aplicação da GF Machining Solutions; e Vinícius Nicácio, especialista em usinagem do Instituto Senai de Inovação.

Bruno Silva conta que nas reuniões entre eles invariavelmente o assunto da conversa acabava convergindo para o assunto usinagem e reminiscências dos tempos de Senai. Com a onda dos podcasts, eles começaram a pensar na possibilidade de levar as conversas para um público maior. A oportunidade surgiu com a aquisição, pela Open Mind, de equipamentos como microfones e câmeras, para a realização de treinamentos à distância.

Não foi difícil convencer a empresa a ceder os equipamentos em troca de patrocínio. Afinal, Bruno Watanabe, diretor da Open Mind no Brasil, é um aficcionado por podcasts. Além disso, a exemplo dos criadores do Cavaco Cast, Watanabe tem origem muito semelhante. Também passou pelo Senai, participou de uma Olimpíada do Conhecimento e trabalhou em algumas  empresas da área de usinagem até chegar a uma revenda de software e, posteriormente, aos 25 anos, assumir a diretoria filial brasileira da multinacional alemã Open Mind.

Nada mais justificável, portanto, que o primeiro entrevistado do Cavaco Cast fosse o próprio Watanabe. No podcast, o executivo conta sua experiência na área de usinagem e sua trajetória desde a entrada no Senai até o momento atual, com suas atividades na área de CAD/CAM e a crescente aceitação do hyperMILL no mercado brasileiro.

O próximo episódio, que deve estar disponível nesta segunda-feira, 6, trará entrevistas com três Instrutores e treinadores da Olimpíadas do Conhecimento, todos do Senai-SP, responsáveis pela criação de equipes vencedoras nas modalidades do setor metal-mecânico. “Além de difundir conteúdo sobre a área de usinagem, entre os nossos objetivos está o resgate da área de mecânica e do interesse dos jovens pelos cursos de profissionalização do Senai”, explica Bruno Silva.

Para os próximos episódios serão convidados diretores de empresas, como a Haimer, Emuge-Franken e Schunk; proprietários de empresas de usinagem, de dispositivos, ferramentarias e aeroespacial; profissionais e professores do Senai; e trabalhadores de empresas, do chão de fábrica à engenharia.

Para acessar o primeiro episódio Clique Aqui. O podcast também está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Deezer e Apple, bastando clicar “Cavaco Cast” no campo de busca.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.