São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/08/2021

CNI registra crescimento das pequenas indústrias


(22/08/2021) – Divulgado recentemente pela CNI, o levantamento Panorama da Pequena Indústria, aponta que no segundo trimestre de 2021, as pequenas empresas registraram crescimento em suas atividades. A média registrada foi de 46,5 pontos, o desempenho foi melhor do que o apresentado no trimestre anterior (43,9) e no mesmo período de 2020 (34,1).

A publicação elenca quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Todos os índices variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior ele for, melhor é a performance do setor.

De acordo com o estudo, houve melhora na situação financeira, na confiança e nas perspectivas dos micros e pequenos empresários. Para os próximos meses, as perspectivas seguem otimistas, já que a vacinação (contra a Covid-19) está atingindo faixas etárias economicamente ativas. Outros fatores positivos são o aumento do volume de produção e manutenção, e criação de empregos na indústria.

Condição financeira – O Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias alcançou 42,3 pontos, o que representa aumento de 4,5 pontos em relação ao primeiro trimestre de 2021. Segundo a CNI, a melhora está relacionada à satisfação com o lucro operacional e com a facilidade de acesso ao crédito no período.

A manutenção do Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte também ampliou, conforme o levantamento, a possibilidade de acesso ao crédito, o que impacta positivamente a expectativa dos agentes.

Principais problemas – Para as pequenas indústrias, os principais problemas no segundo trimestre de 2021 foram: falta ou alto custo de matéria-prima e elevada carga tributária. Nos setores de transformação e de construção, a falta ou custo de matéria-prima recebeu, respectivamente, 60,4% e 58,5% das assinalações. Já no ranking de problemas para os empresários do setor de extração, o mesmo “problema” ficou em segundo lugar (36,2%). 

Confiança – Os empresários estão otimistas para os próximos meses. O aumento do ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial e do Índice de Perspectivas apontam que as pequenas empresas têm expectativa de melhora e que pretendem manter o ritmo de recuperação da atividade.

Em julho de 2021, o ICEI alcançou 60,9 pontos, após três aumentos consecutivos do indicador e segue acima da média histórica (52,5 pontos). Já o indicador das perspectivas da pequena indústria apontou aumento de 0,5 ponto em julho de 2021, alcançando 52,6 pontos.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.