São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

31/07/2021

IPT e Fapesp criam Núcleo de Manufatura Aditiva


(01/08/2021) – Sob liderança do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP, foi criado o Núcleo de Manufatura Aditiva, que terá como principal desafio o desenvolvimento de projetos de ligas específicas para manufatura aditiva e a obtenção de pós metálicos com características controladas. O núcleo – formado por oito ICTs, universidades e com o apoio da CBMM e da Fapesp – inicia os trabalhos neste mês de agosto com estudos sobre aços de alta resistência ligados ao nióbio.

O núcleo tem como objetivo geral o desenvolvimento da cadeia produtiva de manufatura aditiva a partir do enfrentamento dos gargalos tecnológicos ainda existentes em cada etapa dessa cadeia. “Para isso, propõe-se que os diversos grupos de competências que constituem a cadeia tecnológica e de conhecimento do tema sejam abordados a partir de desafios discutidos com as empresas parceiras do projeto”, explica o coordenador do projeto e pesquisador Mario Boccalini Jr, do Laboratório de Processos Metalúrgicos do IPT.

ATUAÇÃO – Além dos gargalos citados anteriormente, o núcleo irá se dedicar ao controle da microestrutura no processamento por técnicas de MA, incluindo tratamentos térmicos posteriores; controle de defeitos internos e superficiais; controle de tensão residual; domínio da relação microestrutura/processo/comportamento mecânico dos componentes obtidos por MA; desenvolvimento de projetos de componentes para serem fabricados por MA e, finalmente, o acompanhamento e controle de processo.

“As ICTs trabalharão em todos os pontos do projeto, em maior ou menor grau”, explica Boccalini Jr. “Em cada uma das etapas que constituem essa cadeia de produção, será necessário lançar mão de diferentes áreas do conhecimento, caracterizando a multidisciplinaridade da pesquisa a ser realizada”.

A ideia do núcleo foi gestada e desenvolvida pelas instituições participantes, sob a liderança do IPT: a sua proposta de concepção e criação foi apresentada à Fapesp no âmbito do Programa Ciência para o Desenvolvimento, que financia núcleos de pesquisa estabelecidos em colaboração entre institutos de pesquisa, universidades ou instituições de ensino superior e também órgãos de governo ou empresas.

O Núcleo de Manufatura Aditiva contará, nos próximos cinco anos, com recursos da CBMM e da Fapesp da ordem de R$ 9 milhões, enquanto as ICTs aportarão recursos econômicos no montante de R$ 19 milhões.

Os integrantes do núcleo são o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Escola Politécnica da USP, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Fraunhofer IPK, da Alemanha, mas permanecerá aberto à participação de outras ICTs.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.