São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

31/07/2021

Znano desenvolve fluido de usinagem com grafeno

(01/08/2021) – A Znano Nanotecnologia e Grafeno, empresa recém-criada, de Caxias do Sul (RS), desenvolveu um fluido de usinagem que conta com grafeno – o material mais leve e resistente do mundo – em sua composição.

Segundo Sérgio Bortolatto, sócio-fundador da Znano, o grafeno oferece muita fluidez e lubricidade, além de ter capacidade de prolongar a vida útil do óleo e melhorar o processo de corte. O produto ainda não está disponível em escala comercial, porém deve chegar em breve ao mercado.

A empresa também desenvolveu um aditivo – super concentrado – para fluidos de corte. A expectativa é firmar parcerias com companhias do segmento de lubrificantes industriais para produzir o produto em maior escala. “No DNA da Znano está também a co-criação de produtos, o que possibilita trabalhos utilizando grafeno junto a outras empresas”, diz Bortolatto.

Para atender demandas do mercado em relação a questões ambientais, a Znano está dialogando – sobre um acordo de cooperação – com uma empresa que desenvolveu um óleo de corte não contaminante. “É muito provável que a gente avance, em breve, na produção de um fluido de usinagem eco friendly”, afirma Bortolatto.

Sobre a aderência dos produtos, o empresário explica que é “tudo muito novo” e que ainda estão entendendo o tamanho do mercado, não só de lubrificantes, mas do grafeno em sua totalidade. “A aderência nas empresas ainda está ligada ao desconhecido. Quando levamos informação e apresentamos produtos, o impacto é muito grande”, destaca. Para ele, o efeito causado vai além das propriedades físicas do grafeno, já que o empresariado percebe que os limites de desenvolvimento de seus produtos são rompidos.

No UCSGraphene – a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, inaugurada oficialmente em julho, na UCS – Universidade de Caxias do Sul em Caxias do Sul – há produtos prontos para a fabricação em escala comercial. De acordo com Bortolatto, os principais desafios para o mercado de grafeno são as viabilidades técnica e econômica: “Porém, essas barreiras já foram ultrapassadas. As empresas estão constatando que o uso do grafeno é viável técnica e economicamente”.

História da Znano – Em 2019, Sérgio Bortolatto – que tem vasta experiência nas áreas da construção civil, plásticos e metalurgia – foi convidado pela UCS – Universidade de Caxias do Sul (RS), junto com outros empresários da região, para o anúncio sobre a efetivação do UCSGraphene. Também foi feito, na ocasião, um convite para investimentos no segmento. “Desde aquele momento nos colocamos à disposição e passamos a estar mais atentos para oportunidades em nossas fábricas. A cada dia, as descobertas nos impulsionavam mais. O grafeno tem uma capacidade enorme de transformar as capacidades dos produtos”, comenta.

A planta foi inaugurada em 2020 e Bortolatto (junto a parceiros) percebeu que era possível iniciar um novo empreendimento. Além de utilizar o grafeno em seu próprio negócio, ele também poderia desenvolver soluções para diferentes nichos, já que o material traz infinitas possibilidades de aplicação, seja no desenvolvimento de novos produtos ou melhorando outros já existentes.

A formalização da Znano aconteceu em janeiro de 2021, com foco em quatro segmentos industriais: Construção Civil, Plásticos, Agro e Aditivos para tintas e lubrificantes. Atualmente, são mais de 25 empresas interessadas em trabalhar em parceria com a companhia, que atua em cooperação com o UCSGraphene e a Zextec Nano, reunindo uma série de estudos, ensaios e conhecimento acadêmico para o desenvolvimento de produtos.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.