São Paulo, 24 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

31/07/2021

Pilz fornece módulos de comunicação para máquinas


(01/08/2021) – A Pilz do Brasil, desenvolvedora de sistemas de automação e em soluções de segurança para máquinas, lançou os módulos de comunicação PSSuniversal e PSSuniversal 2, para sistemas E/S descentralizados e para sistemas I/O remotos. Ambos são adaptáveis a redes Profinet e Ethernet/IP.

As soluções – sob medida para ampliação periférica – são ideiais para aplicação em máquinas de grande e médio portes utilizadas em vários segmentos industriais, entre eles os de fundição, de embalagens e automobilístico.

Leonardo Fazzilani, técnico em Automação Sênior da Pilz do Brasil, explica que o principal diferencial dos módulos é que eles – além de se comunicarem com equipamentos de campo – processam dados de automação de controle das máquinas. “Isso é o que chamamos de Automação Standard. Também há avaliação dos sensores de segurança, denominados Automação Safety”, detalha.

A Pilz também destaca outros benefícios do PSSuniversal: comunicação para o nível de comando por meio de protocolos de campo de barramento convencionais; processamento de funções de automação e segurança de forma descentralizada no nível do campo; disponibilidade através do desligamento em bloco seguro; colocação em funcionamento rápido e configuração simples por meio de teste de periférico independente e breves tempos de reação.

PSSuniversal – De acordo com a Pilz, este módulo foi projetado para atender até PL-e, categoria 4, de acordo com ISO 13849-1 ou conforme SIL 3, em alinhamento com a IEC 61508, além de outras normas internacionais. Além disso, apresenta interface de comunicação Profinet, redução de tempos de comutação e módulos resistentes à temperatura.

Fazzilani ressalta que na ocorrência de uma situação de perigo, a tensão de alimentação é interrompida para um grupo de saídas padrão (vários motores, por exemplo). “Com isso, se ocorrer o acionamento de um dispositivo de segurança, ou um botão de parada de emergência, por exemplo, devido a um perigo potencial, o sistema comanda o desligamento seguro de um segmento completo do equipamento, enquanto outros segmentos poderão continuar funcionando”.

PSSuniversal 2 – Os principais benefícios deste módulo apontados pela Pilz são: manuseio otimizado no comissionamento e no serviço, diagnóstico no ponto certo, rápida localização e eliminação de erros.

“A linha PSSuniversal 2 vem sendo desenvolvida com mais melhorias e com conceito de ser mais granular, ou seja, tem a possibilidade de fazer a ligação de um número maior de componentes em um mesmo módulo, contendo uma configuração mais flexível e customizada conforme a necessidade do cliente”, enfatiza Fazzilani.

Possuem módulos I/O universais de utilização segura e idêntica para os mais variados protocolos de segurança, dimensionados para aplicações até SIL 3 conforme IEC 61508 ou PL-e conforme ISO 13849, bem como para outras normas internacionais, contendo configuração simples com o software PASconfig da Pilz. Apresentam, ainda, interface de comunicação com as redes Profinet e Ethernet/IP.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.