São Paulo, 24 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

24/07/2021

Senai projeta centro de manufatura para a Colômbia


(25/07/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia (Sena) contratou o Senai para a realização de estudo de viabilidade técnica para a cidade de Medellín. A intenção é construir um Centro de Manufatura Avançada, projeto que será financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina.

As instituições são parceiras desde 2020 com o objetivo de transferir tecnologia do programa do Senai Indústria Mais Produtiva por meio da capacitação de consultores em diversas áreas da indústria: cadeias de processos, inovações sustentáveis, sistema de produção, tecnologias de manufatura, digitalização e indústria 4.0. Além da transferência de tecnologia, a cooperação também promove a competitividade das indústrias brasileira e colombiana via pesquisa aplicada.

Para o Senai, esta é uma oportunidade para o Brasil mostrar, em âmbito internacional, que o investimento em indústria 4.0 – soluções de digitalização da produção, integração dos processos e ferramentas para aumentar o valor de cadeia de produção – por empresas de pequeno e médio portes é possível.

O propósito é de que o Centro de Manufatura Avançada seja voltado para a promoção da Indústria 4.0 e da Economia Criativa. Para o diretor de Operações do Senai, Gustavo Leal, essa parceria coloca o Senai como referência internacional em desenvolvimento de pesquisas e soluções inovadoras benéficas para a produtividade da indústria. “Para nós este projeto é muito importante para fortalecer a relação histórica entre o Senai e o Sena. Iniciaremos este trabalho buscando identificar com precisão as demandas das indústrias colombianas e trabalharemos em conjunto para identificar as competências técnicas e tecnológicas necessárias a este centro para apoiar as organizações”, ressalta.

O trabalho conjunto permitirá que o instituto colombiano adote as boas práticas e absorva a experiência do Senai e seu relacionamento com o setor produtivo como impulsionador do desenvolvimento local e nacional. Carlos Mario Estrada Molina, diretor geral do Sena, ressalta que o foco é a inovação na indústria. “Este estudo será realizado pelo Senai do Brasil, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo, que se destaca pela oferta de serviços com foco no aumento da produtividade das empresas. Esperamos os resultados deste diagnóstico para iniciar um piloto em Medellin”, afirmou.

Após resultados do estudo, será elaborado um plano de negócios para o início das obras, que deve acontecer em meados de 2022.

Inspiração – O Centro de Manufatura Avançada de Medellín é inspirado no Senai Cimatec, localizado em Salvador (BA), um campus avançado do Senai que reúne centro de pesquisa aplicada em diversas áreas do conhecimento.

O campus conta com infraestrutura e tecnologias de ponta, como laboratórios avançados de manufatura, dinamômetro de motor, compatibilidade eletromagnética, mecânica de precisão, modelagem e encadernação de materiais, materiais poliméricos, centro de referência de logística, planta piloto para montagem de chapas eletrônicas, entre outros.

 

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.