São Paulo, 20 de Setembro de 2021

  • Notícias

    Máquinas agrícolas: vendas em alta, mesmo com aumentos

    (25/07/2021) - As vendas de máquinas agrícolas cresceram 58% nos cinco primeiros meses de 2021, em comparação com igual período do ano passado. Isto apesar do aumento dos preços dos equipamentos, que no último semestre subiram entre 20 e 40%.

    O que puxou essa alta foi a escassez (e o consequente aumento nos preços) das matérias-primas da indústria, principalmente o aço. “Tivemos um aumento de custos muito grande, onde a pandemia também afetou a oferta de aço, um insumo básico, que subiu mais de 100%”, informou Pedro Estevão, presidente da câmara setorial de máquinas e implementos agrícolas da Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

    Ainda de acordo com Estevão, o Plano Safra 2021/2022, recém-lançado pelo governo, ficou aquém das expectativas dos fabricantes de máquinas. A estimativa da Abimaq é a de que os recursos disponibilizados para financiamento de equipamentos agrícolas se esgotem até outubro.

    Apesar deste fato e da quebra de 17% na safra do milho, com as geadas ocorridas na Região Sul, o dirigente afirmou que o setor continua bastante otimista com o mercado, que segue aquecido. “Continuamos com a expectaitva de crescimento de 30% nas vendas em 2021”, disse.