São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

10/07/2021

Com parceiros internacionais, Tupy desenvolve motor a hidrogênio


(11/07/2021) – A Tupy, a canadense Westport Fuel Systems (desenvolvedora de combustíveis alternativos e tecnologias de transporte de baixa emissão) e a alemã AVL List GmbH (projeção, simulação e teste na indústria automotiva) anunciaram acordo de colaboração para a criação de um piloto de motor de combustão interna de alta eficiência (ICE, em inglês) movido a hidrogênio.

O motor é destinado ao transporte de cargas, nicho para o qual o hidrogênio é uma alternativa promissora de energia, segundo as empresas envolvidas no projeto. A parceria pretende combinar materiais de alta complexidade, tecnologias de fundição e a mais recente tecnologia H2 ICE, usando injeção direta de alta pressão (HPDITM).

“O hidrogênio HPDI oferece às montadoras um caminho rápido e econômico para a tecnologia de carbono neutro, sem impactar o desempenho. Nossa colaboração com AVL e Tupy visa demonstrar que uma solução H2 HPDI pode atender os requisitos de performance e eficiência exigidos pelo mercado”, diz David M. Johnson, CEO da Westport Fuel Systems.

Além de ser carbono neutro, o hidrogênio pode ser reabastecido rapidamente e ser usado para alimentar células de combustível e motores de combustão interna. Embora ambos sejam carbono neutro, os ICEs de hidrogênio permitem o uso tecnologias já existentes. A eficiência do powertrain será um fator-chave para garantir o custo acessível desse tipo de solução para ônibus e caminhões.

Tupy, Westport e AVL vão trabalhar para melhorar o consumo de combustível dos atuais ICEs que utilizam hidrogênio e desenvolver um HPDI H2-ICE. Para lidar com altos picos de pressão, são necessários materiais e tecnologias de fundição e usinagem superiores.

“Acreditamos que nosso conhecimento técnico e colaboração com clientes e universidades nos permitem desempenhar um papel importante no processo de descarbonização. Estamos estudando novos materiais, geometrias e usinagem que visam melhorar o desempenho de novos combustíveis alternativos de baixo carbono. Nessa busca por uma solução de transporte carbon-free e com custo viável, fazer parceria com empresas como a AVL e a Westport é gratificante”, diz Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.

No começo do ano, a AVL concluiu o desenvolvimento do AVL Hydrogen Engine em colaboração com a Graz University of Technology. “Nossos especialistas estão trabalhando ativamente em soluções de carbono neutro que podem estar no mercado até 2025 – entre elas o ICE de hidrogênio. A rápida introdução desta tecnologia ajudará a acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de abastecimento de hidrogênio”, disse Rolf Dreisbach, Vice-presidente executivo de Caminhões e Ônibus da AVL.

“Com nossa experiência na mais recente tecnologia ICE, o conhecimento em materiais e em fundição da Tupy, e as tecnologias superiores de sistemas de combustíveis da Westport, esperamos atingir níveis excepcionais de densidade energética e eficiência, com custo total de propriedade competitivo”, completou Dreisbach. A Westport já realizou testes bem-sucedidos de ICE para veículos pesados com H2 utilizando HPDI.

Os primeiros resultados da parceria entre as três empresas são esperados para o início de 2022.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.