São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

03/07/2021

Exportações elevam projeções do setor de máquinas


(04/07/2021) – Em 2020 as vendas internas foram a principal motor do processo de recuperação do setor de máquinas e equipamentos. Em 2021, a receita dos fabricantes vem ganhando participação crescente das exportações. Desde fevereiro, as vendas externas estão em crescimento: 9,9%, em fevereiro; 8,5%, em março; 8,0%, em abril; e 7,3%, em maio.

Este fato levou a Abimaq a rever suas projeções de crescimento para 2021, que saltaram dos 6,9% previstos em janeiro de 2021 para os atuais 16,9%. Nos cinco primeiros meses de 2021 as exportações registram alta de 14,1% em relação ao mesmo período de 2020.

“O primeiro trimestre foi bom para a economia, até surpreendendo o mercado que não esperava um crescimento tão grande do PIB”, disse Maria Cristina Zanella, gerente de Competitividade, Economia e Estatística da Abimaq. “Esperava-se um comportamento durante a segunda onda da pandemia semelhante ao que ocorreu na primeira, mas a economia veio com uma recuperação importante. Os dados até maio apontam isso”.

No mercado doméstico, em maio, o setor registrou alta de 1%. Segundo a Abimaq, a forte queda dos investimentos, principalmente a partir da crise de 2016, explica a recente necessidade de substituição, modernização e expansão do parque industrial cujo volume, no 1º trimestre passou a ser superior ao valor da depreciação do capital. De janeiro a maio, as vendas de máquinas nacionais cresceram 54%.

Exportações – As exportações do setor estavam em desaceleração. Em 2019, a queda foi de 9,4%. Em 2020, sentiram fortemente a redução do comércio global em razão da pandemia em 2020, quando a retração foi de 24,5%. “No entanto, com a aceleração do ritmo de vacinação em importantes economias, o comércio internacional vem ganhando ritmo e com ele a melhora nas exportações”, informa a Abimaq.

Segundo os dados do balanço da Abimaq, divulgado na última quarta-feira, 30, o desempenho no mês de maio foi heterogêneo, embora a maioria dos segmentos do setor tenha registrado crescimento nas suas exportações. No ano, apenas dois grupos setoriais registram queda: Infraestrutura e indústria de base (-3,2%); e Petróleo e energia renovável (-58,6%). Entre os melhores desempenhos destacam-se: Logística e construção civil (+39,0%); Máquinas para bens de consumo (+29,0%); Máquinas para agricultura (22,8%). No mês de maio, o setor exportou US$ 754 milhões, 46% acima do resultado de maio de 2020 (US$ 516 milhões).

Importações – As importações também estão em crescimento. Em maio, o aumento foi de 19,2% em relação ao mês anterior. Com isso, no ano, as importações passaram a registrar alta de 4,5%. Segundo a Abimaq, “esta recuperação era esperada, em razão do processo de recuperação das atividade em diversos setores da indústria de transformação”, acrescentando que “os dados da ponta indicam continuidade de recuperação ao longo dos próximos meses”.

O aumento nas importações se deu na maioria dos segmentos, com destaque para máquinas para Bens de consumo (+35,6%), para Logística e Construção civil (31,5%) e para a Indústria de transformação (30,0%). Quanto às origens das importações, as compras da China cresceram 48,5% no acumulado do ano, enquanto as vindas dos EUA caíram 38,7% no mesmo período. Destaque para as importações com origem na Itália, que cresceram 44,2% no acumulado do ano.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.