São Paulo, 02 de Agosto de 2021

  • Notícias

    Embraer recebe pedido para primeiros 50 carros voadores


    (13/06/2021) - A Eve Urban Air Mobility e a operadora de helicópteros Helisul Aviation anunciaram na última quinta-feira, 7, uma parceria que terá como foco a criação de uma estratégia de preparação do ecossistema de mobilidade aérea urbana no Brasil. A parceria inclui ainda um pedido da Helisul de até 50 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), com entregas previstas para começar em 2026.

    Parceira histórica da Embraer e que nasceu dentro da incubadora EmbraerX, a Eve está desenvolvendo uma abordagem holística para progredir no ecossistema de mobilidade aérea urbana - UAM, na sigla em inglês -, que inclui uma rede de serviços abrangente e suporte e solução única de gestão de tráfego.

    A Eve e a Helisul já vinham, aliás, colaborando para criar em conjunto de soluções em UAM, aproveitando a infraestrutura de táxi aéreo existente no Brasil - uma das maiores do mundo - para o uso dos carros voadores. Só a Helisul tem uma frota de mais de 50 aeronaves e 14 bases em todo o território brasileiro.

    As empresas planejam iniciar a parceria trabalhando numa prova de conceito, utilizando helicópteros para validar parâmetros que poderão ser aplicados às futuras operações do eVTOL.

    A parceria também pretende desenvolver novos serviços e procedimentos que, com o envolvimento de outras empresas do setor, poderão criar um ambiente seguro e escalonável para a expansão das operações do eVTOL no país, com foco também em aspectos críticos de design.

    “O objetivo é atender o conjunto dos usuários, com a maximização da acessibilidade e da inclusão nos vertiportos e nas operações de embarque”, disse Andre Stein, presidente e CEO da Eve Urban Air Mobility. Para ele, soluções disruptivas de mobilidade aérea urbana podem trazer o mesmo tipo de benefícios que a aviação trouxe para viagens mais longas, tornando-as mais acessíveis.

    Segundo Luis Carlos Munhoz da Rocha, diretor comercial da Helisul Aviation, o eVTOL será, sem dúvida, uma nova opção de transporte porta a porta nas grandes cidades, reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas: “E ainda vai contribuir para melhorar a qualidade de vida nas metrópoles e reduzir a poluição”.