São Paulo, 24 de Junho de 2021

  • Notícias

    ArcelorMittal vai reativar operações de aciaria no RJ

    (06/06/2021) - Prevista para acontecer no segundo semestre de 2021, a retomada das operações da aciaria da unidade de Barra Mansa (RJ) demandará, segundo informe da ArcelorMittal, investimentos da ordem de R$ 19 milhões.

    De acordo com a siderúrgica, os recursos serão utilizados na reforma e manutenção dos equipamentos necessários para o reinício da produção. Os trabalhos serão executados antes do início das operações.

    A decisão de retomar as atividades na aciaria - paralisadas desde 2019 - foi motivada pelo aumento da demanda interna por aço e pelas perspectivas de crescimento econômico do país.

    Com a reativação da área, a estimativa é de que sejam gerados 100 novos empregos diretos e 50 indiretos.

    Os aportes também serão destinados a projetos de segurança operacional e tecnológica dos equipamentos. Serão ainda alocados recursos para reestabelecer o sistema de captação e filtragem da aciaria e garantir melhor adequação ambiental.

    “Com a retomada das operações da aciaria, queremos contribuir com o fortalecimento da economia brasileira, gerando emprego e renda, e ainda oferecendo soluções em aços de alto valor agregado”, disse Jefferson De Paula, CEO da ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil.

    Segundo De Paula, o processo de retomada da produção da aciaria se dará de forma gradual, sendo, em um primeiro momento, religado somente um dos dois fornos que compõem a fábrica.

    O investimento foi informado pela ArcelorMittal em reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro. Na ocasião, Alexandre Barcelos, vice-presidente Corporativo, de Finanças e Tecnologias da Informação da ArcelorMittal Brasil, revelou que a empresa já está operando em plena capacidade no estado, com a demanda sendo puxada pela construção civil e pela indústria em geral.