São Paulo, 18 de Janeiro de 2022

  • Artigos Técnicos

    Indústria 4.0 eleva exigência de produtividade em furação


    (*) Marcos Alves

    (16/05/2021) - Atualmente percebemos um grande avanço na indústria que passa por um período de inovações, o qual chamamos de a Quarta Revolução Industrial ou comumente conhecida como Indústria 4.0. Essa transformação é estimulada por novas tecnologias, aprimorando os processos em busca da alta produtividade.

    No Brasil podemos perceber o avanço tecnológico gerado pela introdução da indústria 4.0 nas empresas que buscam acompanhar esta evolução para se manter competitivas no mercado, promovendo manufatura inteligente.

    Um dos desafios encontrados neste contexto é que as empresas precisam não somente investir em tecnologia, mas criar processos integrados e mudança na cultura organizacional.

    Criar conceitos, treinar e capacitar a equipe são formas de otimizar os processos utilizando corretamente os recursos adquiridos para uma manufatura integrada.

    É nesse contexto que a TaeguTec do Brasil oferece uma nova linha de produtos de alta performance dedicados a Indústria 4.0 que permitem otimização dos processos, garantia da qualidade e minimização de tempos improdutivos.

    A nova linha de ferramentas SfeedTec traz novas tecnologias e conceitos diferenciados para a indústria. Para os processos de furação, por exemplo, foram desenvolvidas novas geometrias e classes que possuem grande diferencial em relação as ferramentas existentes no mercado.

    Como exemplo, temos a nova linha DrillSfeed, uma linha de broca com ponta intercambiável que possibilita taxas de avanços até 50% mais altos em comparação a uma broca convencional devido seu projeto diferenciado de 3 arestas de corte, guias reduzidas e proteção do núcleo da cabeça.

    Projetada para baixo tempo de setup, onde não é necessário remover o corpo da broca para realizar a troca da cabeça e excelente repetibilidade, não sendo necessário realizar um novo preset a cada troca.

    Estudos de casos compravam a eficiência da ferramenta tanto em aumento de produtividade como em vida útil na usinagem de ferros fundidos e aços.

    Quando uma broca comum é submetida a altas taxas de avanço, a vida útil acaba sendo comprometida e o desgaste é prematuro, o que não ocorre com a broca DrillSfeed que tem excelente performance em altos parâmetros de corte, mantendo boa vida útil com confiabilidade do processo.

    Com a introdução da nova classe TT5130, desenvolvida especificamente para usinagem de furos, é possível se obter excelente resistência ao desgaste em altas taxas de velocidades de corte e avanços mesmo em condições instáveis.

    Outra tecnologia introduzida na nova linha de furação SfeedTec são as brocas com pontas autocentrantes que eliminam operações de pré-furo aumentando em muito a produtividade, além de proporcionar maior retilineidade, cilindricidade e acabamento de superfície nos furos.

    Em conjunto ao suporte realizado por uma equipe de Engenheiros e Técnicos a TaeguTec do Brasil oferece diversos recursos digitais que auxiliam na aplicação correta dos produtos fornecendo informação para seus clientes de forma rápida e segura.

    Como exemplo temos o catálogo eletrônico que fornece dimensões especificas das ferramentas, sendo possível baixar modelos em 2D ou 3D, integrando rapidamente as ferramentas a um software de programação CAD/CAM, podendo ser acessado também via smartphone.

    Outro exemplo é o Machining Power, um software que possibilita cálculos de potência de corte requerida, torque demandado entre outras características.

    Uma operação de furação de qualidade e previsível exige soluções seguras para as empresas. Como pode ter percebido, a linha SFeedTec foi totalmente desenvolvida para atender às exigências e demandas da Indústria 4.0, elevando a produtividade e competitividade das empresas com uma usinagem segura, precisa e comprovadamente com ótimo custo-benefício.

    (*) Marcos Alves é engenheiro de Aplicação da TaeguTec do Brasil