São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

17/04/2021

Gerdau cria empresa para atuar no mercado de grafeno


(18/04/2021) – A Gerdau anunciou, na última quinta-feira 15, o lançamento da Gerdau Graphene, empresa que será focada no desenvolvimento e na comercialização de produtos com a aplicação de grafeno.

A nova companhia terá operação independente das divisões siderúrgicas do grupo. Ela faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau lançada no segundo semestre de 2020, e cujo objetivo é empreender em outros segmentos além da indústria do aço.

Com escritório principal em São Paulo e uma filial nos Estados Unidos, a empresa, em uma primeira etapa, focará nos mercados da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas, baterias e sensores. Mas o primeiro cliente será a própria Gerdau e suas usinas de aço.

“Isso nos permitirá criar e testar novos produtos e soluções com maior velocidade e obter mais intimidade quanto às aplicações”, disse o diretor geral da Gerdau Graphene, Alexandre de Toledo Corrêa.

O grafeno é um nanomaterial composto apenas por carbono. Tem excelentes propriedades mecânicas, como o reduzido peso e atrito. Ainda traz maior eficiência em lubrificação e maior condutividade térmica e elétrica.

Além de ser o material mais forte já encontrado, o grafeno também é um dos melhores condutores que existem, com inúmeras aplicações potenciais.

De acordo com Corrêa, a Gerdau pesquisa grafeno há quatro anos. Em 2019, a companhia firmou parceria com o Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno (GEIC, na sigla em inglês) da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, para desenvolver pesquisas envolvendo o material.

A intenção da Gerdau Graphene é tornar a produção do material viável comercialmente e em larga escala. Para iniciar o negócio com posicionamento estratégico e capilaridade, a Gerdau Graphene firmou parcerias estratégicas com grandes desenvolvedores no segmento.

Também fechou parcerias no mercado brasileiro. Um acordo com a Baterias Moura e a SKF do Brasil, ambas do setor automotivo, visa, por exemplo, o desenvolvimento de aplicações do grafeno em armazenamento de energia, artefatos de borracha, compósitos e tintas.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.