São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

17/04/2021

thyssenkrupp investe na nacionalização de autopeças


(18/04/2021) – A thyssenkrupp está investindo na ampliação da fábrica de Poços de Caldas (MG) com a instalação de uma linha de produção de cames. Estes componentes, que antes eram importados, abastecerão a linha de montagem dos eixos-comando de válvulas que a empresa fornece às principais montadoras de veículos do país.

Segundo a empresa, a nova linha exigiu investimento da ordem de dezenas de milhões de reais. “Um maior índice de nacionalização dos componentes contribuirá para aumentar nossa competitividade e reduzir o tempo de entrega de produtos aos nossos clientes”, afirma Roberval Calca, diretor de vendas e marketing da divisão Camshafts da thyssenkrupp na América Latina.

“O mercado automotivo tem aumentado gradualmente sua demanda por conteúdo local. Além de reduzir a exposição à variação cambial, fabricar localmente nos permite ter maior controle e integração de processos, melhor controle de estoques e a diminuição de riscos logísticos”, acrescenta Lucas Viana, diretor de operações da planta de Poços de Caldas da thyssenkrupp.

A capacidade inicial de produção desta nova linha é da ordem de 10 milhões de cames, anualmente, com a possibilidade de crescimento anual de 15% nos anos seguintes. Segundo a empresa, “foram contratados 20 colaboradores para trabalhar na nova linha, que aplica a mais moderna tecnologia e eficiência fabril, contando com processos de retífica, usinagem e têmpera”.

Indústria 4.0 – Inaugurada em 2015, a thyssenkrupp de Poços de Caldas foi a primeira fábrica do grupo no Brasil a aplicar o conceito de Indústria 4.0, sendo hoje referência em inovação e digitalização na indústria automotiva.

A unidade produz módulos com eixos-comando de válvula integrados com uma tecnologia exclusiva que proporciona às montadoras benefícios importantes para o processo de montagem. Isso porque o conjunto, que antes era composto por peças individuais, passou a ser integrado à tampa do cabeçote do motor.

Com isso, além de mais simplicidade e eficiência, o produto também garante menos atrito entre os componentes e uma redução de até 40% no peso do conjunto. Com um produto mais leve e com melhores condições de lubrificação, o motor diminui o consumo de combustível, reduz as emissões de gás carbônico na atmosfera e apresenta melhor desempenho.

thyssenkrupp – Composto por empresas industriais e tecnológicas independentes, o grupo thyssenkrupp gerou vendas de 29 bilhões de euros em 60 países no ano fiscal de 2019/2020. Dos mais 100 mil colaboradores do grupo ao redor do mundo, 3.500 estão baseados na América do Sul, onde a marca está presente desde 1837, atuando nos segmentos automotivo, mineração, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2019/2020 o faturamento equivalente a R$ 3 bilhões.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.