São Paulo, 29 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

10/04/2021

Dormer Pramet: cases demonstram vantagens da SNGX 11


(11/04/2021) – Uma das mais recentes novidades da Dormer Pramet na área de fresamento de alto avanço é o inserto SNGX 11, de oito arestas, para aplicações de engenharia geral. Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, na Republica Tcheca, o produto, antes de seu lançamento mundial, passou por testes em vários clientes, dois deles no Brasil, a Tramontina Multi, de Carlos Barbosa (RS) e a Walbert Modelação e Ferramentaria, de Araquari (SC).

A Dormer Pramet lembra que o fresamento é considerado uma das operações mais complexas no universo da usinagem, em virtude da quantidade de variáveis que apresenta, como disparidades na largura fresada, ângulos de posição, estratégias de trabalho, entre outras. “Assim, encontrar ferramentas de alta tecnologia é fundamental para diminuir os desafios desse tipo de operação”.

Apesar de ter sido projetado como um inserto duplo negativo, o que exigiria maior esforço de corte, o SNGX11 apresenta características de geometria de corte e quebra-cavacos que favorecem o corte suave do material, com menos esforço, como se fosse uma ferramenta positiva. Além disso, suas oito arestas de corte e sua angulação para trabalhos com alto avanço geram economia de tempo de set-up e/ou de troca das pastilhas, reduzindo o custo por aresta.

O inserto poder ser usado com fresas de topo e modulares; em operações de fresamento em cópia, interpolação circular e helicoidal, usinagem em rampa, faceamento e mergulho; em materiais como aços, aços endurecidos e materiais ISO do grupo S (ligas termorresistentes); com e sem refrigeração; e em faixas de diâmetro de 32 a 125 mm com tamanhos intermediários para moldes e matrizes.

As principais características técnicas do SNGX11 são: geometria quadrada com dupla face e oito arestas de corte; operação com profundidade de corte axial de até 1,7 mm; aresta de corte principal resistente; geometria MM desenhada para corte mais suave; taxas de avanço até 2 mm/s e corte suave e sem vibrações.

TRAMONTINA MULTI – Fundado há mais de um século, o Grupo Tramontina conta com 9 mil funcionários e dez unidades fabris, cada uma delas dedicada a fabricar uma gama diversificada de produtos, de móveis a ferramentas industriais para o setor automotivo.

Entre as unidades do grupo está a Tramontina Multi, que fabrica ferramentas e equipamentos para jardinagem, agricultura e construção civil, localizada em Carlos Barbosa, cidade gaúcha onde o grupo tem a sua origem.

Nessa unidade, a área de Ferramentaria e Construção de Máquinas está sempre aberta a testar novidades tecnológicas com o objetivo de melhorar seus processos, motivar seus colaboradores a aprender novos conceitos e a produzir de forma mais eficiente.

Essa mentalidade voltada ao desenvolvimento contínuo foi um facilitador para que a Dormer Pramet pudesse testar o inserto SNGX 11, ainda na fase de seu pré-lançamento. Os testes foram feitos contra um produto concorrente de 4 arestas e que gerava desgastes prematuros e, consequentemente, maior consumo de insertos.

A equipe da ferramentaria testou o novo conceito de 8 arestas, com e sem refrigeração, em um centro de fresamento Mazak VCN e em diversos tipos de aços ligados, como XPM42, Toolox 44, D2, na produção de componentes para moldes e estampos.

De acordo com a Dormer Pramet, alguns resultados surpreenderam o cliente: maior taxa de remoção de cavacos, o que economizou 10% do tempo de ciclo; diminuição de cerca de 25% no custo com aquisição de insertos. “Também observaram vantagens no uso do inserto em máquinas de baixa potência, como as de cone ISO 40, pois o esforço de corte da ferramenta é baixo e suave, não comprometendo a estabilidade da máquina”.

WALBERT – Há 40 anos no mercado, a Walbert Modelação e Ferramentaria está localizada em um dos maiores polos matrizeiros do País, em Araquari (SC). Com uma fábrica no Brasil e outra no México e 150 funcionários altamente especializados, a Walbert atende principalmente ao setor automotivo e é uma das mais conceituadas ferramentarias de fundição do País, possuindo células robotizadas para usinagem de modelos para fundição. Atua também na fabricação de moldes e matrizes para injeção de alumínio.

De acordo com a Dormer Pramet, a unidade nacional enfrentava uma situação nada favorável na área de desbaste de blocos para moldes de injeção de alumínio em aço temperado H13, no centro de usinagem HartFord de 3 eixos: baixa produtividade do inserto de 4 arestas, pouca estabilidade, custo elevado com consumo de ferramental, além de uma certa insatisfação com o antigo fornecedor.

Assim, a Walbert começou a procurar soluções mais produtivas no mercado, quando a Speed Ferramentas, distribuidor técnico autorizado Dormer Pramet e parceiro de longa data da companhia, ofereceu uma alternativa recém-lançada: a fresa de alto avanço SSN11 com os insertos SNGX 11. “Foi uma semana intensa de testes que contou com a colaboração e dedicação da equipe Walbert, do distribuidor técnico e da própria equipe Dormer Pramet”, informa a empresa.

Os resultados não poderiam ser melhores: diminuição de 30% no consumo de insertos, pois o inserto SNGX possui o dobro de arestas utilizáveis em relação à solução do concorrente; aumento de mais de 20% de produtividade em virtude da redução de tempo gasto com trocas e set-up de ferramentas; menor tempo de ciclo, visto que o SNGX conseguiu usinar o bloco em menos tempo.

“A satisfação da Walbert com o produto e o atendimento repercutiu também em sua cadeia de fornecimento. Um de seus clientes da área automotiva em Betim, em Minas Gerais, também passou a consumir o SNGX 11 e com sucesso, tomando como referência os testes realizados na matrizaria catarinense”.

E a fabricante complementa: “Esses são alguns números que contam a história de sucesso desse produto de alta tecnologia, o SNGX 11, que vem sendo aplicado com sucesso em vários mercados. E que colocam em destaque, também, todo o empenho e dedicação humana por trás de seu desenvolvimento, começando nas atividades de P&D, passando pela adoção de tecnologias inovadoras, até a construção de parcerias sólidas que se baseiam no trabalho conjunto, tanto da parte dos clientes quanto do fornecedor, engajados em promover uma relação em que todos os envolvidos saem ganhando”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.