São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

13/03/2021

Durr entrega moderna linha de montagem à Mercedes


(14/03/2021) – A alemã Mercedes-Benz já está operando em velocidade de cruzeiro a nova linha de montagem de chassis de ônibus de sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, considerada a mais moderna do segmento no país e que está dentre as mais avançadas da própria Mercedes no mundo.

É a primeira no Brasil, no segmento, a utilizar recursos da Indústria 4.0 – as linhas de chassis de caminhões e de produção de cabines da fábrica do ABC foram inseridas na modalidade em 2018 e 19, respectivamente.

Inaugurada em setembro do ano passado, a nova linha foi implantada a partir da reconversão da que antes existia na unidade. Ela é fruto de um projeto da Dürr, empresa de engenharia e fabricante de equipamentos, também de origem alemã, instalada em São Paulo.

O investimento da Mercedes no projeto foi superior a R$ 100 milhões. A Dürr dispôs para a sua implantação – que consumiu 15 mil horas de engenharia – cerca de 20 profissionais.

O principal diferencial da linha está no uso de veículos guiados automatizados (AGVs) e nos sistemas interconectados. Os AGVs permitem que a linha opere automaticamente, servindo como meio de transporte desde o início do processo até a montagem final, incluindo o motor.

Para alcançar o máximo de flexibilidade e eficiência, a Dürr instalou um sistema de transporte único, composto por 51 pares de AGVs. O acoplamento dos AGVs possibilita extrema flexibilidade na linha de montagem, tornando-a capaz de produzir todos os modelos de chassis de ônibus, desde os micro-ônibus até os de ônibus articulados, com grande variação de peso e comprimento.

Um ou dois pares de AGVs, conectados via wi-fi, também são capazes de operar em sincronização, podendo movimentar um chassi do ônibus de até 20 m de comprimento. Já um dos modelos de AGV permite a regulagem de altura em qualquer estação de montagem, através de controles instalados em cada estação, permitindo, por tabela, operações mais ergonômicas para os trabalhadores.

“Converter uma linha de montagem estabelecida num ambiente completamente novo foi um grande desafio para nós, que conseguimos superar graças, principalmente, à nossa expertise”, diz Paulo Sentieiro, vice-presidente de Vendas e Marketing da Dürr Brazil.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.