São Paulo, 18 de Abril de 2021

  • Notícias

    Lean Manufacturing aumenta produtividade na Gemu


    (07/03/2021) - No último ano, a Gemü do Brasil - desenvolvedora de válvulas, sistemas de medição e controle para líquidos, vapores e gases - aumentou em 27% a produtividade da área de vulcanização (etapa de prensagem da borracha para formação do diafragma de vedação da válvula). O objetivo da empresa em 2020 era melhorar a produção da área em 20%.

    O resultado, além do esperado, se tornou possível por conta da participação da empresa no Programa Mais Brasil, iniciativa do Governo Federal para aumentar a produtividade e competitividade de empresas por meio de mentoria em lean manufacturing (manufatura enxuta). A iniciativa é apoiada pelo Sebrae e pelo Senai.

    “Além do aumento expressivo nos números de produtividade e no fluxo lógico de materiais e informações do setor de fabricação de diafragmas, houve também resultados positivos na mudança de mentalidade dos colaboradores”, conta Matheus Gouvêa Dias, supervisor de Plásticos e Membranas da Gemü. Segundo ele, apesar de não ser mensurável, é visível na prática o “jeito lean de pensar”.

    A empresa continua trabalhando para alcançar melhorias e eliminar desperdícios. Em 2021, a intenção da Gemü é aplicar conceitos e ferramentas de lean manufacturing no setor de acabamento e pintura. “Uma vez iniciado o programa lean é impossível voltar atrás. Os ciclos devem ser constantemente renovados, pois sempre há a possibilidade para novas melhorias”, afirma Dias.

    A Gemü também está capacitando lideranças - os Líderes Kaizen - para disseminar de forma gradativa os conhecimentos adquiridos em melhoria contínua entre os colaboradores.