São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/02/2021

Dassault e universidades do país desenvolvem veículo do futuro

(28/02/2021) – A Dassault Systèmes vai fornecer a plataforma 3DExperience para o Projeto BR Shuttle, focado no desenvolvimento de um novo veículo elétrico e autônomo com capacidade para transportar até oito pessoas.

O programa – pioneiro no Brasil – visa incentivar a troca de conhecimento e criar uma base de dados aberta para novas iniciativas no setor de mobilidade. Entre as prioridades do projeto está a segurança veicular. A intenção é de que, futuramente, o micro-ônibus possa ser utilizado em bairros, conectando pessoas a corredores de transporte público.

“Em todo o mundo, a tecnologia da Dassault Systèmes está sendo utilizada em processos de inovação aberta, que se destacam pelo trabalho colaborativo fundamental para acelerar e otimizar o desenvolvimento de novas soluções que podem ajudar na melhoria de vida em cidades, na capacitação da força de trabalho do futuro e na criação de um mundo melhor para as pessoas, por meio do crescimento sustentável”, diz Ligia Oliveira, líder da área educacional da Dassault Systèmes para a América Latina.

De acordo com Oliveira, o BR Shuttle (com duração prevista de três anos) melhora a mobilidade urbana, aumenta a eficiência energética e reduz emissões de gases de efeito estufa dos veículos. A proposta é criar um modelo com propulsão elétrica e sistema de segurança ativa de assistência ao motorista (ADAS – de Advanced Driver Assistance Systems, em inglês) variando do nível L0 (avisos sonoros ou assistências momentâneas) até nível L5 (veículo totalmente autônomo).

Uma combinação de recursos baseada em inteligência artificial – com aplicações de modelagem e simulação – vai permitir que usuários da 3DExperience aumentem e interpretem seus dados de forma mais completa e otimizada. A tecnologia de gêmeos virtuais vai possibilitar a simulação e antecipação de resultados fase a fase do projeto. Além disso, estudos serão lançados a cada nova etapa de desenvolvimento e os resultados serão compartilhados com o mercado.

“Vamos utilizar a plataforma 3DExperience para organizar e acelerar essas etapas. Com simulação e uso de recursos tecnológicos, ganhamos muita agilidade e inteligência para cruzar as informações testadas e para ampliar a capacidade de orientação e gestão dos professores”, afirma Roberto Bortolussi, professor do Centro Universitário FEI e um dos idealizadores do projeto.

Na avaliação do professor, devido a uma série de motivos – como falta de investimento, dificuldades de registro de propriedade intelectual e industrial etc. -, o Brasil ainda não possui uma plataforma aberta para ser usada por universidades na pesquisa e no desenvolvimento de veículos elétricos autônomos.

“Por estarmos trabalhando remotamente, o desenvolvimento continuará, independente da pandemia de Covid-19”, diz Marco Barreto, professor do Centro Universitário FEI, indicando que 30 pessoas já integram a equipe de desenvolvimento Projeto BR Shuttle. “Novas empresas e universidades devem participar da iniciativa nos próximos meses”, diz.

Além de companhias do setor automotivo, importantes universidades já apoiam a iniciativa como: Centro Universitário FEI, Unicamp, USP, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Santa Maria do Rio Grande do Sul (UFSM) e UFRJ.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.