São Paulo, 24 de Fevereiro de 2021

  • Notícias

    Metso Outotec espera crescimento em 2021

    (14/02/2021) - Após registrar crescimento de dois digitos em 2020, a Metso Outotec - especialista em tecnologias, soluções e serviços para as indústrias de processamento de minerais, refino de metais e reciclagem - espera crescer e gerar novos empregos em 2021.

    A empresa informa que, diferente de outras companhias, manteve-se operacional por atender setores estratégicos como a mineração, construção civil e o agronegócio. “Tivemos um resultado positivo, considerando a pandemia, e apostamos na continuidade dos bons resultados, principalmente pela alta das commodities minerais e pela nova demanda interna da construção civil e do mercado de fertilizantes”, analisa Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas e Serviços.

    De acordo com o executivo, no momento há um ambiente positivo para que os clientes façam novos investimentos, incluindo a reativação de projetos minerais postergados e iniciativas na área de fertilizantes. “Com o cenário de vacinação contra a Covid-19, temos uma perspectiva positiva de retomada da economia”, argumenta.

    Anderson Brini, vice-presidente de Suporte Técnico de Serviços, destaca a precificação internacional do minério de ferro como um dos indicativos do bom momento das commodities minerais. Além disso, o câmbio atual favorece os produtores brasileiros. Projetos nas áreas de cobre e de ouro também são beneficiados pelo cenário internacional.

    A Metso Outotec tem se preparado para esse momento de expansão, inclusive ampliou uma planta piloto na área de fertilizantes e outra na área de filtragem, com foco em processos que reduzam o uso de água no processamento mineral.

    A pandemia também acelerou a adoção de recursos da Indústria 4.0, como, por exemplo, o suporte remoto. As ferramentas digitais contribuem, inclusive, para a ampliação de protocolos de segurança de combate ao coronavírus.

    Serviços - Em 2020, a empresa assistiu a um expressivo crescimento em sua área de serviços, relacionada a contratos de serviços e fornecimento de componentes.

    Para Brini, a área de serviços da Metso Outotec deve ter alta demanda em 2021, considerando a fusão das duas companhias (Metso e Outotec, finalizada em julho do ano passado), reunindo grande expertise.

    Everson Cremonese, diretor de Vendas, destaca o crescimento acentuado da construção civil em 2020 e aponta a mesma tendência para 2021. “Temos algumas incertezas que precisam ser endereçadas na economia, mas esperamos que a política de juros baixos continue sendo aplicada”, analisa.

    Na construção civil, Cremonese lembra que há uma diversificação na atuação de construtoras médias e pequenas para assumir obras de infraestrutura. “Vemos um interesse delas em participar mais ativamente desse universo, inclusive com algumas pedreiras criando divisões de construção para atuar no mercado”, finaliza.