São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/01/2021

thyssenkrupp vai usinar componentes de grande porte em MG


(24/01/2021) – As condições adversas do mercado não têm freado as ações da thyssenkrupp no Brasil. Após vários investimentos realizados em 2020 – iniciou a produção de máquinas de mineração, modernizou a ferramentaria de SP e comprou o estaleiro Oceana em SC – a multinacional entra em 2021 com o anúncio do início das operações de usinagem de componentes de grande porte para energia eólica em sua unidade de Santa Luzia, em Minas Gerais.

Segundo a empresa, a nova operação amplia o escopo de fornecimentos para o mercado de energia eólica que está em crescimento, lembrando que este já responde por 9,8% da matriz elétrica brasileira, segundo dados da Abeeólica. A partir de sua planta de Diadema (SP), a thyssenkrupp já fornece rolamentos e anéis de amplo diâmetro para turbinas eólicas.

“O segmento de energia eólica está em plena ascensão e vimos a oportunidade de diversificar os negócios gerados em nossa fábrica de Santa Luzia”, explica Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp na América do Sul. “Na unidade, que atualmente é voltada ao setor da mineração, temos um diferencial importante de mercado: capacidade produtiva para absorver novas encomendas que demandem a usinagem complexa de grandes peças e, por essa razão, decidimos investir nessa nova área. Vamos alocar cerca de 20% da capacidade produtiva de Santa Luzia para o setor de energia”.

Segundo o executivo, a thyssenkrupp já está trabalhando na produção e usinagem de 50 peças de grande porte para dois clientes do setor, com previsão de entrega ainda neste primeiro semestre de 2021. A unidade de Santa Luzia tem capacidade produtiva de cerca de 200 peças para geradores eólicos por ano, incluindo hubs, eixos, frames e anéis da torre.

CAPACIDADE – A fábrica de Santa Luzia, com 3 mil m² de área construída em área total de 20 mil m², conta com máquinas CNC para a usinagem de peças de até 100 toneladas e equipamentos de içamento com capacidade para até 240 toneladas, além de cabines de pintura e usinagem de grande porte em tornos horizontal e vertical, incluindo a disponibilidade de mandrilhadora. A planta tem capacidade para funcionar em três turnos de trabalho.

A thyssenkrupp é fornecedora de longa data do setor eólico. Com fábrica localizada em Diadema (SP), a empresa fornece rolamentos com diâmetros até 4000 mm para aplicações de alta complexidade e anéis para turbinas eólicas, além de prestar serviços com um portfólio que abrange desde a assistência técnica para supervisão de instalação e acompanhamento de vida útil até a recuperação e a usinagem de rolamentos. “Do total de torres eólicas instaladas no país, metade possui componentes produzidos pela thyssenkrupp”, destaca Sergio Guerreiro, CEO da thyssenkrupp rothe erde no Brasil.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.