São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/11/2020

Maxion já produz a roda de alumínio mais leve do país


(22/11/2020) – A Maxion Wheels começou a produzir no Brasil um aro para rodas de alumínio de automóveis até 1 kg mais leve que os convencionais, e que é capaz de gerar uma redução total de 4 kg a 5 kg no veículo.

A tecnologia, chamada de Reduced Rim Technology (RRT), exclusiva da Maxion, consiste na redução da espessura do aro para apenas 2,15 mm, através da remoção do material estruturalmente desnecessário.

A RRT já é utilizada pela Maxion na Europa e está sendo aplicada em rodas produzidas nas plantas do grupo localizadas em Limeira e em Santo André, ambas no estado de São Paulo.

As duas fábricas passaram por adaptações profundas em máquinas, moldes e processos de produção, a fim de garantir os níveis de excelência necessários para a fabricação de rodas de alumínio mais leves, mas sem perda de estilo, durabilidade e desempenho. O que foi comprovado em todos os testes realizados para a homologação do produto perante as montadoras.

“A nossa estratégia é trabalhar insistentemente para atender as necessidades da indústria automotiva nas mais diversas frentes: design, tecnologia e também no uso de materiais alternativos para redução de peso”, afirma Franz Spring, diretor de Engenharia – Alumínio para as Américas e que é um dos responsáveis pelo projeto que trouxe o sistema RRT para o Brasil.

Spring explica que a redução de peso das rodas de alumínio, que por si só já é um grande avanço tecnológico para a indústria automotiva, também atende uma necessidade específica do setor no Brasil, que é de se adequar aos requisitos do Rota 2030, programa de subsídios do governo brasileiro.

“A redução de emissões de CO2 é uma das exigências do Rota 2030”, diz o executivo. “E o peso de um veículo é um fator chave nesse processo. Rodas de alumínio ainda mais leves contribuem sensivelmente para a redução da massa suspensa”, complementa.

A Maxion Wheels é a divisão do grupo Iochpe-Maxion dedicada à produção e comercialização de uma ampla gama de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas, e também de rodas de alumínio para veículos leves. É, globalmente, a maior fabricante de rodas do mundo, capaz de entregar 60 milhões de unidades por ano, sendo 15 milhões em alumínio.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.