São Paulo, 04 de Dezembro de 2020

  • Notícias

    Becker fabrica transportador de corrente com aço Hardox


    (15/11/2020) - A Becker Metalúrgica Industrial - dedicada ao setor agroindustrial e sediada em Gravataí (RS) - desenvolveu um transportador de corrente tipo redler para o transporte de biomassa, grãos, cinzas e farelos. O equipamento, com fundo revestido com aço Hardox 500 e chapas laterais em Hardox 450, evita o desgaste.

    O desenvolvimento da solução foi motivado pelo desgaste sofrido no fundo do equipamento, devido ao atrito do produto com o aço e também pelo arraste da corrente metálica que transporta o material. “O movimento de arraste da corrente com o produto gerava um desgaste muito grande no fundo e nas laterais, pois são equipamentos que trabalham com fluxos de 100 até 500 toneladas por hora de produto”, explica Décio Becker, diretor técnico da empresa.

    Anteriormente, o equipamento era feito com o fundo e as laterais revestidos com aço estrutural de alta resistência, de 6 mm. “Esse material durava aproximadamente um ano antes de se fazer a troca”, diz. “Quando passamos a fabricar o equipamento com o aço Hardox, nos chamou a atenção, pois tivemos um ganho bem considerável naquele período e hoje é ainda maior: temos casos de equipamentos que estão trabalhando há dois anos com o mesmo material”, comenta.

    De acordo com a Becker, os resultados não poderiam ser mais animadores, já que a solução obteve o dobro do tempo de vida útil e demandou menos paradas para a troca dos revestimentos.

    Além disso, custo de estoque foi reduzido. “Tínhamos que comprar um lote mínimo da usina do material que trabalhávamos antes. Hoje, com o aço Hardox, podemos comprar as chapas de acordo com os pedidos que temos na fábrica. Antes, também era preciso processar o aço estrutural de alta resistência em terceiros. Hoje, o processamento é feito internamente”, salienta Becker.

    Para trabalhar com o aço Hardox, a fábrica passou por algumas adaptações. “Mudamos o processo de produção por conta da dureza do material”, comenta. Anteriormente, em uma parte do equipamento, era feita uma furação para encaixar o parafuso. Hoje, com o aço de alta resistência, passaram a fazer montagem com o parafuso já soldado. “Com o suporte da SSAB [a fabricante do Hardox], implementamos um novo processo: ao invés de fazer a furação para depois colocar o parafuso, colocávamos o corpo do parafuso já soldado na chapa, o que facilitou até o processo de montagem. Isso trouxe um ganho de tempo nos nossos processos internos”, descreve Décio.

    A Becker Metalúrgica Industrial faz parte da rede de parceiros do “Hardox Wearparts”, grupo de empresas com capacidade técnica para processar os aços de alta resistência da SSAB, desde 2018. “Há cinco anos, começamos a incorporar aos poucos o aço Hardox na fabricação de equipamentos. Começamos a utilizá-lo fabricando martelos para moinhos”, destaca Becker.

    Com o mercado aquecido, a Becker Metalúrgica está desenvolvendo soluções para o transporte de qualquer tipo de sólidos. “Começamos a utilizar o Hardox na mesma aplicação para todos os nossos clientes, para o fundo e, em alguns casos, no fundo e nas laterais”, conclui.