São Paulo, 22 de Outubro de 2020

  • Notícias

    Eaton investe na modernização de fábrica em SP


    (04/10/2020) - A Eaton está modernizando com tecnologias e soluções de automação da indústria 4.0 a sua fábrica de São José dos Campos (SP), onde produz válvulas de motores. O cronograma do projeto de melhorias vai até 2022.

    De acordo com Alexandre Moraes, diretor da unidade fabril, as novas demandas do mercado de válvulas automotivas são um dos fatores que impulsionaram o processo de modernização.

    “Muitos automóveis leves e comerciais pesados equipados com válvulas Eaton foram lançados recentemente no país”, conta Moraes. “E já há novos fornecimentos previstos para 2021”.

    Além de realizar o upgrade do chão de fábrica, a Eaton também está investindo no desenvolvimento de válvulas ocas para motores turbo, de modo a atender tanto as montadoras como o mercado de reposição. A empresa acredita que o segmento de veículos leves irá gradualmente migrar para a aplicação de motores turbo.

    “Nossa previsão é que em poucos anos 50% dos veículos do segmento sejam equipados com esse tipo de motor”, diz Marcos Janasi, diretor geral para automóveis e picapes da Eaton. “Por isso, estamos nos preparando para essa migração, que requer um processo de fabricação diferente”.

    A fábrica da Eaton de São José dos Campos completou 63 anos de operação no último dia 22 de setembro. Foi a primeira fábrica da Eaton no Brasil e fora dos Estados Unidos. A unidade foi montada para atender as demandas locais de uma grande montadora norte-americana na produção de válvulas de motor, mas ampliou a atuação dos negócios ao longo dos anos.

    Conhecida pela diversidade do portfólio e modelo de gestão flexível no mercado de válvulas, a Eaton fornece seus produtos para as mais diferentes aplicações da indústria automotiva, com presença mais destacada nos veículos leves e comerciais pesados.

    A companhia atende ainda o segmento de máquinas agrícolas e de construção e o mercado de motores estacionários e marítimos, atuando também neste caso tanto na área de produção como na reposição.

    É muito presente também no mercado global. As vendas externas da Eaton de São José são dirigidas especialmente para países da Europa e da Ásia e para os Estados Unidos.