(27/09/2020) – A Mercedes-Benz do Brasil anunciou que o projeto da cabine do novo caminhão Actros, criada pela equipe brasileira, servirá de base para a cabine a ser produzida na Alemanha para o Actros F, a versão de entrada do modelo, que será comercializada em 24 países a partir de janeiro de 2021 e que marca entrada da montadora no segmento de cavalos-mecânicos acima de 18 toneladas. É a primeira vez que a empresa exporta um projeto deste porte para a matriz.
“A utilização do projeto brasileiro pela Daimler Trucks para a produção de uma cabina global demonstra a competência e experiência da nossa equipe em gerar soluções para todas as demandas do transporte de cargas”, afirma Karl Deppen, novo presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
De acordo com Deppen, a nova linha é um dos principais frutos dos investimentos de R$ 2,4 bilhões que a empresa despenderá no Brasil até 2022, e que incluem também a modernização da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com a introdução de linhas de manufatura 4.0.
Com importantes inovações no design, a cabine brasileira do Actros tem altura externa mais baixa e a decorrente redução da área frontal, o que diminui a resistência aerodinâmica e o consumo de combustível.
Nas estradas brasileiras, segundo a Mercedes, essa solução resulta em até 1% de redução no consumo de diesel, ou uma economia de até R$ 500 mil por ano numa frota de 200 caminhões.
A altura mais baixa da cabina, com menos degraus de acesso, e o espaço interno amplo, confortável e ergonômico – a altura interna é de 1,84 metro – também asseguram maior conforto para o motorista e o acompanhante, assim como maior facilidade para dirigir e se movimentar. Já os comandos são inteiramente conectados e interativos.
“A dimensão de cabina também permite atender os clientes que operam com restrição de altura do veículo em suas atividades de transporte”, afirma o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, segundo quem a empresa consultou muitos transportadores e motoristas brasileiros até chegar ao desenho final da cabine.
O novo Actros é uma linha de caminhões rodoviários extrapesados que começaram a ser entregues no Brasil em julho deste ano. Ela foi desenvolvida para atender as características do transporte no país, e especialmente os transportadores necessitados de um caminhão funcional e econômico, mas capaz de responder a todas as exigências dos processos logísticos e organizacionais presentes numa frota.