São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/09/2020

Confiança da indústria aumenta pelo 5º mês consecutivo


(20/09/2020) – O clima de otimismo entre os empresários industriais brasileiros está não só mais elevado, como também mais disseminado. É o que mostra o último Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), pesquisa mensal elaborada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com a entidade, o ICEI chegou a 61,6 pontos em setembro, 4,6 pontos percentuais maior que o registrado no mês de agosto. É a quinta alta consecutiva do indicador.

De qualquer forma, o índice está ainda 3,1 pontos abaixo do registrado no mês imediatamente anterior ao início da pandemia do novo coronavírus, em fevereiro (64,7 pontos).

O patamar mais baixo foi registrado em abril, tendo sido, inclusive, o pior da série histórica. O ICEI caiu então 25,8 pontos diante de março, registrando 34,5 pontos. Até então, a maior queda registrada havia sido de 5,8 pontos, em junho de 2018, como consequência da greve dos caminhoneiros.

“O clima de otimismo está mais elevado e disseminado entre os empresários da indústria. Com o aumento da confiança, o setor deve voltar a contratar e a investir, estimulando o processo de retomada da economia”, destaca o relatório técnico do estudo.

De maneira geral, os empresários percebem que a economia está se recuperando. O ICEI é composto pelo Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. Os dois indicadores registraram aumento.

Com o acréscimo de 7,8 pontos frente a agosto, o Índice de Condições Atuais alcançou 54,7 pontos em setembro. Ao ultrapassar a linha divisória dos 50 pontos, o índice reflete a percepção dos empresários de que a situação econômica, sobretudo em relação ao próprio negócio, está melhor comparando com os últimos seis meses. Nos últimos cinco meses, a avaliação era negativa.

Já o Índice de Expectativas aumentou 3 pontos em setembro na comparação com agosto, para 65,1 pontos. Este novo patamar retrata expectativas mais otimistas e mais disseminadas por entre os empresários industriais quanto aos próximos seis meses. Desde maio, o índice vem mostrando recuperação, e desde julho ele tem se mantido acima da linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.