São Paulo, 11 de maio de 2024

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19/09/2020

Novos caminhões VWCO: 4 anos de testes, 20 protótipos


(20/09/2020) – A Volkswagen Ônibus e Caminhões utilizou-se de mais de 20 protótipos, sendo que dois destes veículos com 300 pontos de monitoramento, para desenvolver a sua nova linha de caminhões extrapesados, já colocada à disposição do mercado após quatro anos de testes.

O projeto contou com investimento superior a R$ 1 bilhão e resultou em uma família composta pelos caminhões Meteor 6×4 e 6×2 e Constellation 6×4, todos equipados com motor de 13 litros.

São os mais potentes já desenvolvidos pela Volks no mundo, atingindo a faixa de 460 cv e 520 cv de potência. Eles são dotados ainda de um dos maiores índices de conectividade e de inteligência embarcada do mercado.

Durante os testes, os veículos Meteor cruzaram seis estados brasileiros em rotas tradicionalmente usadas no transporte de soja, nas regiões sudeste e centro-oeste. Sensores e instrumentos especiais mediram o desempenho dos caminhões nas mais adversas condições de rodagem.

No Constellation, os testes envolveram aplicação direta pelos clientes, tendo sido a primeira vez que a montadora cedeu modelos ainda em fase de protótipo para esse tipo de avaliação.

Ao longo de dois anos, os veículos fizeram parte da frota de clientes do segmento canavieiro no interior de São Paulo e de Minas Gerais, operando em condições severas e carregando até 125 toneladas.

Os testes estruturais de durabilidade acelerada foram conduzidos no campo de provas da montadora, e a cabine passou por ensaios como o “cab shake”, em que o habitáculo é submetido a movimentos abruptos em testes de laboratório. Houve simulação de amassamento e até mesmo de basculmento.

A cabine passou também por ensaios de envelhecimento térmico em câmara climática, que promoveu altas e baixas abruptas de temperatura e umidade para aferir a durabilidade dos componentes.

O trabalho incluiu ainda testes de descongelamento e desembaçamento, com o objetivo de validar a capacidade dos sistemas de ar-condicionado e ventilação em condições extremas, nas quais a segurança pode ser comprometida pela baixa visibilidade. Simulações de uso também foram forjadas para definir o melhor manejo com o menor custo possível.

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