São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/09/2020

Senai lança programa Aprendizagem 4.0

(20/09/2020) – Na última terça-feira, 15 de setembro, foi lançado o Aprendizagem 4.0, programa piloto que vai ofertar ensino na área digital, reunindo competências requeridas pela indústria 4.0 e, também, socioemocionais. A iniciativa é promovida pelo Senai em parceria com a SEPEC – Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

O programa é direcionado para jovens com idade entre 14 e 24 anos e combina ensino a distância e presencial. Inicialmente, serão oferecidos cursos em duas áreas tecnológicas: metalmecânica e Tecnologia da Informação (TI). Os alunos poderão aproveitar a carga horária do curso para dar continuidade nos estudos no Senai, seguir carreira técnica ou de nível superior. 

“A participação em cursos de Aprendizagem Industrial do Senai é o primeiro passo para jovens e adolescentes terem acesso ao primeiro emprego”, explica Rafael Lucchesi, diretor geral da instituição. “Com este programa, vamos poder entregar para a indústria um aprendiz que agregará mais valor à sua equipe, e que estará atualizado às tendências da Indústria 4.0, que poderá concorrer a vagas na empresa”, afirma.

No curso focado em metalmecânica, os jovens terão acesso a processos tecnológicos de manufatura avançada e, depois, poderão seguir para o curso técnico de Mecânica, por exemplo. Já no curso de TI, o estudante vai aprender sobre programação, codificação e testes de sistemas com uso de inteligência artificial. O objetivo é desenvolver competências de integração, automação e conectividade. Além da carga horária dos cursos, serão oferecidas mais 120 h específicas para o desenvolvimento de competências da Indústria 4.0.

“A transformação digital da economia brasileira exige que tenhamos modelos mais atuais e inovadores de formação dos nossos jovens, com conteúdos e metodologias adequados para o desenvolvimento das competências e habilidades que as empresas buscam nos trabalhadores atualmente”, afirma Fernando de Holanda, secretário de Políticas Públicas para o Emprego do Ministério da Economia.

Indústrias parceiras do Senai que já tinham interesse neste novo formato de aprendizagem entrarão no programa piloto com 280 vagas. A expectativa é a de que outras empresas também venham a aderir, chegando a pelo menos mil vagas para aprendizes até o final deste ano.

Para o jovem aprendiz o programa é totalmente gratuito. Já para as empresas, o custo é apenas o salário do estudante, pois o processo de seleção e formação está sob a responsabilidade do Senai.

As inscrições são realizadas no Contrate-me, a plataforma de empregos do Senai – https://www.mundosenai.com.br/contrate-me/.  As empresas interessadas em fazer parte do programa devem entrar em contato com o Senai.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.