São Paulo, 27 de abril de 2024

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19/09/2020

Tatra confirma fábrica de caminhões no Paraná


(20/09/2020) – A fabricante de caminhões TatraBras, subsidiária da Tatra Trucks, integrante do grupo CSG Aerospace, da República Tcheca, oficializou no início deste mês a intenção de investir R$ 102 milhões na fábrica que está instalando em Ponta Grossa (PR). Na ocasião, a companhia assinou, junto ao Governo do Paraná, o protocolo de adesão ao programa de benefícios fiscais do estado.

O prédio da unidade, com 6 mil m² de área, está pronto e em breve deve começar a receber os equipamentos para a montagem de caminhões. Os investimentos serão realizados em três etapas até 2026. Na primeira delas, devem ser investidos R$ 15 milhões. A estimativa é a de que o início das operações ocorra em fevereiro de 2021.

Inicialmente, a Tatra vai operar em sistema de CKD, de montagem dos caminhões. “Teremos muita calma neste começo, nossa preocupação maior é a qualidade dos produtos. Vamos realizar alguns treinamentos e quando todo o pessoal estiver pronto, vamos acelerar e aumentar a produção”, explica Eduardo Padilha, gerente de marketing da TatraBras.

A TatraBras vai produzir caminhões off-road para solos acidentados nas categorias 6×6 e 8×8 para os setores de mineração, agropecuária e produção florestal (madeira). Em três anos, a capacidade de produção da planta deverá ser de 500 caminhões/ano. Para Padilha, essa projeção é “bastante segura e conservadora”, pois ele acredita que a estimativa será quadruplicada. Também faz parte dos planos da empresa desenvolver veículos pesados para as áreas militar e de defesa.

Segundo o gerente, a Tatra vai introduzir os caminhões 6X6 no mercado nacional: “Não existem no Brasil, vamos inaugurar esse nicho”, afirma. Como já acontece na Europa, a empresa usará alguns componentes – motor, cabine e câmbio – fabricados pela DAF Caminhões, que também tem fábrica em Ponta Grossa. “O diferencial da Tatra é a robustez do seu chassis patenteado e único no mercado. Onde ninguém chega, a Tatra chega”, destaca Padilha.

“Nossos caminhões não são exatamente iguais aos on road fabricados no País. Eles são off-road, o diferencial é a flexibilidade dos eixos. Existe essa lacuna no mercado”, disse o presidente da TatraBras, Rui Lemes, durante a cerimônia de assinatura do protocolo de adesão com o governo do Paraná.

Os caminhões montados no Brasil, além de atenderem o mercado nacional, serão exportados para toda a América do Sul e alguns países do continente africano: África do Sul, Senegal e Congo, também de grande potencial na área de mineração. “Nossos caminhões suportam muito peso e conseguem se mover mais rapidamente em solos acidentados, como os dos terrenos de mineração”, aponta Padilha.

De acordo com o gerente, os caminhões da Tatra possuem melhor absorção de solo em relação a outros do mercado e, por isso, rodam maiores distâncias com cargas mais elevadas. Outro diferencial destacado é o eixo cardan, que normalmente fica exposto e pode ser danificado por pedras, por exemplo. Nos veículos da Tatra, o cardan é embutido, o que evita paradas na operação para manutenção.

Ponta Grossa – O município foi escolhido pela TatraBras por questões logísticas. Afinal, a cidade também dá abrigo à sede da DAF Caminhões, que vai fornecer itens para a empresa. Outro ponto é a proximidade com o porto, já que planeja também exportar veículos para a África. Além disso, a região Sul possui forte atividade agropecuária, um dos mercados pretendidos pela TatraBras.

Segundo José Loureiro, Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, a chegada da TatraBras vai contribuir para o desenvolvimento industrial da cidade. Neste primeiro momento, serão gerados 300 empregos diretos. “Isso traz a oportunidade de Ponta Grossa se tornar um dos principais polos de fabricação de caminhões do país, já que a DAF Caminhões também tem fábrica aqui”, diz o secretário.

De acordo com o governo do Paraná, esse é o primeiro grande investimento da CSG Aerospace no Brasil. A holding possui 21 empresas em seu guarda-chuva e já há negociações em andamento para novas plantas.

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