São Paulo, 06 de maio de 2024

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25/07/2020

Gesac, novo concorrente no mercado de metal duro


(26/07/2020) – O mercado brasileiro de metal duro acaba de ganhar um novo concorrente, a Gesac do Brasil. De origem chinesa, integrante do grupo XTC – Xiamen Tungsten Corporation, a marca chega para disputar o mercado em quatro segmentos: ferramentas de corte, cilindros de metal duro, ferramentas para construção e pavimentação de estradas; e para rochas e mineração.

A filial brasileira – que passou a operar no mês passado, em Vinhedo (SP) – é comandada por Flávio Oliveira, ex-LMT e Mapal, que informa que a empresa estava presente no mercado nacional apenas no segmento de metal duro, representada pela LMT. “No ano passado, a partir de sua participação na Expomafe (no Pavilhão Chinês), a Gesac decidiu se instalar aqui e passar a atuar diretamente no Brasil”.

Oliveira conta que a Gesac está entre os principais fornecedores mundiais de pó de metal duro, enquanto o grupo XTC é um dos maiores produtores de tungstênio, molibdênio e terras raras. “O XTC é um grupo chinês especializado na produção, venda e desenvolvimento de vários produtos de tungstênio, incluindo tungstênio concentrado, e semiprodutos de molibdênio (tanto no processamento do pó, quanto chapas e arames), e metal duro para peças de desgaste, componentes de precisão e ferramentas de corte”.

Já a Gesac possui três unidades de produção e um importante centro de pesquisa e desenvolvimento na China, onde são realizados vários programas de desenvolvimento de forma independente, incluindo os “Programas Nacionais de Apoio à Ciência e Tecnologia na China”. Fundada há cerca de 30 anos, a marca era voltada ao mercado chinês, além de produzir ferramentas e outros produtos de metal duro em OEM (private label), para vários concorrentes no mundo. “Mais recentemente a empresa decidiu expandir as operações no mercado mundial, com a criação de filiais na Alemanha e no Japão. Somos a terceira filial da Gesac no mundo”, observa.

Filial Brasileira – Oliveira conta que a pandemia obrigou a um pequeno atraso no início das operações – que a princípio deveria ocorrer – o que, em sua opinião, acabou sendo positivo, diante das mudanças ocorridas no mercado ao longo dos últimos quatro meses, aí incluído o significativo aumento do valor do dólar.

Instalada em área de 1 mil m², a filial conta com estoque local de produtos, show room e sala de treinamento para 70 pessoas. Com quadro de pessoal total de 23 colaboradores, a filial contará nas equipes técnica e de vendas com alguns parceiros de Oliveira na LMT, casos de Antonio Maria, Carlos Resende e Atilano Rey.

A rede de distribuição já conta com seis parceiros: Vision One, W-Brasil, Gesafer, Valetools, Ruach e AD Ferramentas, nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. “O objetivo até o final deste ano é o de contarmos 16 distribuidores”, afirma.

Mercado – De acordo com Oliveira, o mercado brasileiro vive um momento difícil, assim como a maioria dos países no mundo. Em sua avaliação apenas alguns segmentos que não pararam, como mineração e infraestrutura (pavimentação de estradas), estão mais ativos. No entanto, o executivo diz estar bastante satisfeito com a estreia da marca no Brasil. “Temos trabalhado bastante, tido bastante contato com clientes que, diante dos aumentos de preços provocados pela desvalorização do real, estão mais abertos à realização de testes e que, aliás, têm ficado bastante satisfeitos com nossos produtos”, comenta.

De outro lado, lembra que a diretoria mundial da Gesac, na China, tem planos de longo prazo para o mercado brasileiro. “Assim, a princípio, teremos metas graduais, tendo com principal objetivo aqui no Brasil e na América Latina estabelecer e criar a entidade da marca Gesac no Brasil”.

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