São Paulo, 28 de março de 2024

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04/07/2020

Negócios estão acima do esperado, diz CNH Industrial

(05/07/2020) – “As previsões iniciais de uma grande retração do setor de máquinas e veículos comerciais felizmente estavam erradas”, disse Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial na América Latina, conglomerado de empresas fabricantes de bens de capital veiculares (Case, New Holland, Iveco e FPT Industrial), durante a live “O cenário para máquinas e veículos comerciais pós-pandemia”, promovida pelo site Automotive Business.

Na opinião de Fistarol, houve queda, mas o mercado está melhor do que o esperado, já que todos os setores em que a CNH Industrial atua estão indo bem. “No setor de construção erramos um pouco, esperávamos queda bem maior; caminhões também foram menos afetados pela crise; mas onde mais erramos foi na área agrícola, que segue com crescimento expressivo, com exportações e câmbio favorável”, explicou o executivo.

Fistarol contou que CNH cogitou interromper a produção de todas as suas fábricas na América Latina no início de abril. Porém, devido ao pânico inicial causado pela pandemia do novo coronavírus, a decisão foi antecipada e as fábricas foram paralisadas no meio do mês de março. Em sua avaliação, o ideal talvez fosse parar um pouco mais tarde. “Isso nos custou perda de produção que pode nos fazer falta”, apontou.

Para o presidente da CNH Industrial, apesar do peso da retração do PIB ser bastante negativo, a melhora da economia aumenta a confiança do mercado. “Exemplo disso é o agronegócio com exportações em alta, que gera bom humor geral no mercado”, comentou. Apesar do cenário de crise e de problemas econômicos que antecedem a pandemia, Fistarol classifica como “boa” a performance das divisões do grupo na América Latina e salienta: “Claro que gostaríamos que fosse melhor, com rentabilidade maior”.

Retorno das atividades – A CNH retomou as suas atividades no meio de abril. As primeiras fábricas a retomarem às atividades foram as dedicadas à manufatura de máquinas de construção, localizadas em Contagem (MG). Em seguida, Iveco e FTP voltaram a fabricar veículos comerciais e motores na cidade, também mineira, de Sete Lagoas.

Por último, voltaram as produções de colheitadeiras de cana e café (Piracicaba – SP), colheitadeiras de grãos (Sorocaba – SP) e tratores agrícolas em (Curitiba – PR). Na Argentina, em Córdoba, as fábricas da Iveco e da FTP também retomaram a produção, porém com restrições impostas pelo governo em relação às importações de componentes.

Manutenção dos investimentos – Segundo Fistarol, a CNH Industrial não cancelou nenhum investimento por conta da pandemia. No máximo, conforme dito por ele, alguns programas serão adiados para um futuro próximo.

“Mas espero por alguma ajuda e sensibilidade para adiar alguns programas”. Ele se refere ao pedido de postergação – em três anos – da próxima fase do Proconve 8, programa de emissões para veículos a diesel previsto para os anos de 2022/2023. A adoção de tecnologia de controle Euro 6, prevista pelo programa, exigiria investimentos da ordem de R$ 14 bilhões da indústria.

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