São Paulo, 03 de maio de 2024

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04/07/2020

Mercedes, Hyundai, GM e VWCO retomam 2º turno


(05/07/2020) – Desde o final do mês passado, todas as montadoras instaladas no País retomaram suas operações, ainda que parcialmente. Agora, em julho, começam a surgir notícias de retorno da produção em dois turnos, casos da Mercedes-Benz, Hyundai, Volkswagem Ônibus e Caminhões e General Motors.

Na quarta-feira passada, 1º de julho, a Mercedes-Benz informou a retomada do segundo turno de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A volta do primeiro turno aconteceu em 11 de maio.

“Teremos menos pessoas trabalhando por turno”, disse o vice-presidente de RH para a América Latina, Fernando Garcia. “Também ajustamos temporariamente nosso volume de produção para atender pedidos específicos de clientes de caminhões”.

De acordo com Garcia, o agronegócio e os segmentos de mineração, produtos químicos, gás, celulose, alimentos, bebidas e itens farmacêuticos têm gerado novos pedidos à empresa. A produção em dois turnos foi uma forma encontrada tanto de garantir o distanciamento adequado entre os trabalhadores como para o cumprimento dos cronogramas.

A Mercedes também adotou um revezamento, com o retorno dos trabalhadores que estavam com os contratos suspensos desde o início de maio, enquanto outra parte da equipe trabalhava na fábrica.Os que vinham trabalhando de maio até 30 de junho entraram agora em lay-off.

Medida semelhante foi adotada pela Hyundai Motors em sua fábrica de Piracicaba (SP). A empresa anunciou a retomada dos turnos de trabalho que no dia 26 de junho. A fábrica, que antes da pandemia operava em três turnos, retornou às atividades em 13 de maio com um turno de produção.

Agora, passou a operar com os funcionários dos 2º e 3º turnos, enquanto os do 1º turno iniciam novo turno de lay-off até 25 de julho. A fábrica vai adaptar o volume de produção à demanda de mercado “que ainda se encontra em fase de recuperação”, segundo o comunicado oficial. “O funcionamento parcial da fábrica, agora com apenas os 2º e 3º turnos trabalhando, foi devidamente acordado com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba (STMP), baseado nas medidas de proteção de emprego do Governo Federal.”

Já a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) iniciou no úlçtimo dia 29 o segundo turno de trabalho na fábrica de Resende (RJ). Um dos motivos informados pela montadora foi o aumento da produção diária de 85 para 110/120 unidades. Cerca de metade dos quase mil funcionários que estavam com contratos suspensosretornaram ao trabalho – outros mil trabalhadores já tinham retornado à fábrica no fim de abril.

Na GM de Gravataí (RS), o primeiro turno voltou no dia 5, com 75% da mão de obra. O segundo turno, na última segunda-feira (22), também parcialmente. A fábrica gaúcha tem 3 mil funcionários diretos, além de outros 3 mil contratados das 14 empresas sistemistas que trabalham dentro da próprio GM. Antes da crise sanitária, a perspectiva era boa, conta Valcir, com produção em alta. “A questão é na ponta, precisa ter comprador.”

Em Camaçari (BA), depois do retorno 3 mil funcionários do Complexo Ford em 18 de junho, após mais de dois meses de paralisação, a montadora prepara a volta dos trabalhadores dos segundo e terceiro turnos neste mês de julho. Os três turnos juntos talvez só em agosto, de acordo com Júlio Bonfim, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

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