São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

30/05/2020

Sandvik cria técnica de impressão rápida de face shields


(31/05/2020) – A Sandvik Coromant divulgou o desenvolvimento de uma nova técnica de modelagem 3D capaz de imprimir, por manufatura aditiva, até 200 protetores faciais (face shields) no mesmo tempo em que métodos tradicionais imprimiriam apenas uma unidade. A técnica pode auxiliar na produção de máscaras faciais para profissionais de saúde.

Um time de engenheiros do departamento de ferramentas impressas da Sandvik Coromant é o responsável pela técnica que possibilita o reconhecimento (pelas máquinas) de um pacote de proteções faciais como um arquivo CAD sólido. A modelagem está disponível, gratuitamente, para outras empresas que se interessem em usar o método.

Ao duplicar os dados de imagem 3D de uma única máscara de proteção, os engenheiros conseguiram sobrepor vários protetores. Com uma extrusora dupla, a impressora 3D pôde ser instruída a criar um apoio estrutural entre cada produto — imprimindo essencialmente uma fileira fina de plástico entre cada proteção. De acordo com a empresa, esse método de impressão, que suporta materiais solúveis em água, permite que as proteções sejam facilmente separadas depois de impressas.

Com o novo método, a divisão de ferramentas impressas da Sandvik Coromant consegue produzir 42 face shields por impressora 3D em cada lote de produção. Anteriormente, o processo levava 48 horas para produzir apenas uma. Impressoras maiores podem imprimir até 200 protetores faciais em um único lote de produção.

A empresa já compartilhou dados de modelos 3D com a Protech, fornecedor nórdico de impressoras 3D da Stratasys. “Imprimir várias peças de uma vez é um método ótimo para produzir um alto volume de proteções faciais usando uma impressora 3D”, observou Christian Dingfors, engenheiro de produção no departamento de ferramentas impressas da Sandvik Coromant. “No esforço contínuo de apoiar os profissionais da saúde que trabalham no combate a Covid-19, precisamos contribuir com a produção de EPIs da forma mais efetiva possível”, disse, destacando que este é o motivo pelo qual a empresa quer compartilhar a nova técnica com o máximo de empresas possível.

Ao obter mais de 3000 filmes de retroprojetores, várias divisões na Sandvik Coromant estão usando sua capacidade de impressão 3D para fabricar protetores faciais. A divisão de Press Tools, por exemplo, interrompeu processos de produção secundários das impressoras 3D de uma planta, com 75% da capacidade de impressão, para se dedicar à produção destes EPIs.

Os produtos serão doados a hospitais em Sandviken-Gävle, Gävleborg e da região de Estocolmo na Suécia, mas a Sandvik Coromant antecipa que a iniciativa será replicada globalmente, inclusive com empresas de grande porte.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.