São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/05/2020

IFSP Bragança Paulista cria Projeto Conexão Indústria

(24/05/2020) – No campus de Bragança Paulista do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo foi criado o programa Conexão Indústria, que tem o objetivo de aproximar universidades e o setor produtivo.

Para Edilson de Jesus, docente da área de Engenharia no IFSP – Bragança Paulista, situações complexas, como a atual, trazem muitos desafios e problemas para o empresário, principalmente para as micro e pequenas empresas. “Mas oportunidades também aparecem. É preciso ter rápida adaptação e, por vezes, repensar o seu modelo de negócio. A academia, com o seu potencial de pesquisa, pode contribuir nesta busca por novas soluções, produtos e métodos”, afirma. O professor destaca que, normalmente, pequenas e micro empresas não possuem um setor de P&D, necessidade que pode ser suprida pelas instituições de ensino.

Jesus aponta que é necessário que o mercado apresente as suas necessidades para a academia e lembra que há vários programas e editais governamentais que incentivam o trabalho conjunto. Segundo ele, as empresas devem ficar atentas, inclusive a possíveis benefícios fiscais. Um exemplo é Lei do Bem, que cria a concessão de incentivos fiscais paras pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.

No campus de Bragança Paulista, a contribuição da academia pode se dar de inúmeras formas, principalmente nas áreas de informática, eletroeletrônica e mecânica. “A partir daí projetos poderiam ser visualizados inclusive no âmbito de cidades inteligentes e indústria 4.0”, diz. Para o docente, no pós-crise, as empresas que não estiverem preparadas para operações remotas vão ter alguma dificuldade, tendo em vista a continuidade da necessidade de um certo distanciamento social mesmo após o afrouxamento das medidas mais restritivas.

“Conforme já dito anteriormente, os institutos federais podem ser um braço de P&D de muitas empresas que não tem estrutura e recursos para ter seu próprio setor de pesquisa e desenvolvimento. O Rota 2030 é um ótimo exemplo em que as empresas podem se beneficiar de incentivos do governo para desenvolvimentos em P&D, desde que envolvam instituições públicas de ensino”, pontua Jesus. O programa Rota 2030 foi elaborado pelo Governo Federal com o intuito de desenvolver projetos para o setor automotivo no país.

Criado em 2016, o Conexão Indústria conta com acordos de cooperação para trabalhos conjuntos em pesquisa e desenvolvimento, oferta de atividades de extensão, contato com profissionais de diversas áreas e a presença destes nos eventos do calendário, contratação de alunos, entre outros. “Atualmente temos diversas empresas interessadas em algum tipo de interação e acreditamos que a tendência é aumentar na medida em que o governo tem incentivado cada vez mais essa aproximação das instituições de ensino superior com as empresas”, conclui Edilson de Jesus.


Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.