São Paulo, 02 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/05/2020

Heller retoma produção para atender novos pedidos


(10/05/2020) – A fábrica da Heller do Brasil, em Sorocaba (SP), ficou com as atividades de produção paralisadas entre 23 de março e 12 de abril, devido à pandemia de Covid-19. No dia 13 de abril, a unidade retomou a operações para atender aos pedidos fechados no final de 2019 e início de 2020, em especial o contrato fechado com uma montadora do Interior de São Paulo, que envolve 31 máquinas, entre equipamentos novos e retooling.

O fechamento deste contrato foi realizado nos primeiros dias de março. A montadora vai passar a produzir um novo motor no Brasil e irá readequar toda a linha de produção de blocos e cabeçotes. “Esse contrato reitera a confiança do cliente na marca Heller, ainda mais considerando o fato de ter sido oficializado em um momento único, onde vivemos uma turbulência no mercado mundial, por decorrência da pandemia Covid-19, sendo que o projeto teve início em 2017”, comenta Reinaldo Garcia, gerente-geral de Vendas da Heller Máquinas Operatrizes do Brasil.

Garcia observa que as operações produtivas foram retomadas de forma gradual e segura nas áreas de usinagem, montagem e service, enquanto o departamento de engenharia e as áreas administrativa e de vendas foram mantidas em home office. “O retorno foi necessário para cumprirmos os pedidos de entrega de 2020 e 2021 do mercado nacional e exportação”, destaca, acrescentando que além do mercado brasileiro (o Usinagem-Brasil publicou recentemente a entrega de dois centros de usinagem horizontal da empresa para a Taurus) “estamos produzindo equipamentos para atender as Américas, em especial EUA e México”.

INVESTIMENTOS – O gerente lembra que a Heller está em meio a um processo de modernização da fábrica brasileira, com investimentos de cerca de R$ 10 milhões. “Este investimento dá continuidade ao projeto mundial do grupo Heller, que consiste em posicionar a unidade brasileira como fornecedora de partes e peças e máquinas ao grupo dentro dos padrões de qualidade e precisão exigidos na construção de seus equipamentos”, explica.

O processo de modernização inclui a introdução de dois novos centros de usinagem horizontal de 5 eixos na linha de produção. Um de grande porte, o FP 16000, e um HF 5500 de médio porte. Foram necessárias também a readequação do local escolhido para abrigar o equipamento FP 16000 com ambiente refrigerado, além de desenvolvimentos e treinamentos da equipe na matriz do grupo, na Alemanha.

Garcia informa que a FP 16000 – a maior máquina do portfólio da Heller no mundo – passa agora a ser produzida também em Sorocaba. “Trata-se de uma máquina que vem preencher uma lacuna no segmento extra large de centros de usinagem horizontal em 5 eixos e usinagens com 5 eixos simultâneos, que, além da precisão e qualidade já conhecidas da marca Heller, reduzem drasticamente os tempos por peça, processos de fabricação e preset”, explica. “Aliás, outro equipamento de tamanho similar, o FP 14000, já foi comercializado no Brasil e está em fase de término de construção em nossa planta”.

Com os novos investimentos, de acordo com Garcia, a Heller do Brasil se capacitou para produzir toda a linha de centros horizontais de 4 e 5 eixos do grupo. Da linha média com carga de 500 kg e palete de 400 x 500 mm à linha extra large com carga de 8 toneladas com palete de 1.250 x 1.600 mm.

Quanto às perspectivas para os negócios em 2020, devido à pandemia global, o gerente considera prematuro fazer previsões sobre o desempenho da filial, embora esteja com uma boa carteira de pedidos. “No momento, estamos trabalhando para manter os mesmos números de 2019, que foi um bom ano para a Heller Brasil”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.