São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/04/2020

Joinville une esforços para produzir protetores faciais

(05/04/2020) – Em tempos de pandemia, muitas iniciativas estão surgindo, em todas as regiões do Brasil, para combater ao Covid-19. E, na região Sul do país não seria diferente. O Fab Lab Joinville (SC) – associação sem fins lucrativos que reúne a comunidade por meio da cultura maker e de novas tecnologias de produção – está coordenando uma ação para ajudar os hospitais do município e região.

Empresas parceiras e voluntários estão juntos para atender a demanda dos hospitais por máscaras face shield e respiradores, além da manutenção de equipamentos hospitalares. Entre as empresas envolvidas na iniciativa está a 3D Tech – Manufatura Aditiva, de Joinville. “Nós nos unimos ao Fab Lab para a produção das máscaras, junto a diversas outras empresas de impressão 3D da região, e mobilizamos alguns clientes para que pudessem também colaborar com o projeto”, diz Helbert Paranhos, CEO da 3D Tech.

Segundo Paranhos, até o momento foram entregues mais de 1200 máscaras aos hospitais da região. Empresas e makers foram responsáveis pelas impressões 3D, já os processos de listagem, higienização e embalagem foram feitos no Fab Lab Joinville. A secretaria de saúde opera na coleta dos lotes impressos e entrega aos centros de doação de cada hospital. “A 3D Tech segue imprimindo máscaras e direcionando para as unidades de saúde que ainda não foram atendidas. A cada dia a demanda aumenta, então não vamos parar enquanto houver recursos para o projeto”, conta Paranhos.

Respiradores mecânicos – Os associados do Fab Lab Joinville, com o auxílio de empresas e voluntários, também estão trabalhando no desenvolvimento de um Respirador Open Source de baixo custo. O projeto está em fase de testes, que quando finalizada dará lugar à produção do equipamento que, assim como as máscaras, será distribuído nos hospitais de Joinville e região.

“Nós já havíamos começado a pesquisa em meados de março, mas como o assunto é muito complexo, os testes de projetos e prototipagem levaram algum tempo. Nessa semana estamos validando algumas questões eletrônicas e de sensoriamento. O projeto é um desafio enorme, mas o pior é ter de lutar contra o tempo para validar e testar o equipamento”, conta Paranhos. De acordo com o CEO da 3D Tech, o objetivo é desenvolver algo de baixo custo, atendendo as necessidades do período de pandemia. “O intuito é salvar vidas!”, destaca.

O conceito do respirador foi desenhado por Emerson Moretto, aluno da USP. Por ser open source, o equipamento pode ser testado em Joinville e atualizado com a equipe de São Paulo. “A melhor parte do open source é que podemos trabalhar em paralelo e, assim, acelerar o desenvolvimento do produto, economizando tempo e recursos”, aponta Paranhos.

De acordo com ele, muitas empresas estão apoiando com peças para teste e recursos para a compra de equipamentos, mas como há pouco tempo para produção, na semana passada foi lançada uma vaquinha online para otimizar o desenvolvimento do projeto. Até o dia 2 de abril, 52 apoiadores haviam doado cerca de R$ 9.200,00. Para participar acesse http://www.fablabjoinville.com.br/

Por se tratar de um projeto sem fins lucrativos, Helbert agradece a todos os colaboradores e doadores: “É muito gratificante ver a participação e colaboração das pessoas. Todas estão lutando por uma causa, o combate ao Covid-19.”, finaliza.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.