São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/03/2020

Mineradoras vão manter a produção, com segurança


(29/03/2020) – O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Flávio Penido, afirmou na última quarta-feira, 25, que a pandemia de coronavírus não paralisou o setor, afetando apenas a dinâmica das companhias devido às precauções adotadas para a proteção dos trabalhadores.

De acordo com Penido, as empresas têm priorizado somente as etapas essenciais à produção. O trabalho de remoção dos estéreis – material das jazidas que não vai ser utilizado na produção – foi, por exemplo, postergado por dois ou três meses. “Isso está sendo feito para que menos pessoas precisem ir às minas, o que significa menos riscos, mais segurança e mais higiene”, explicou o executivo.

Para evitar aglomerações, medidas pontuais também foram tomadas nas áreas administrativas das companhias. Empresas como Anglo American, ArcelorMittal, Kinross, AngloGold Ashanti, Usiminas e Nexa adotaram o home office onde fosse possível. Viagens e eventos foram cancelados, e reuniões têm sido substituídas por teleconferências. A capacidade dos refeitórios e dos ônibus foi diminuída.

Os empregados tanto da área operacional como administrativa têm a temperatura aferida periodicamente e tomam distância uns dos outros. A AngloGold ainda adquiriu cerca de 6 mil testes para o coronavírus.

“A mineração não pode parar, inclusive devido à sua importância no combate ao coronavírus”, sublinhou Penido. “O tratamento de água precisa do sulfato de alumínio, a agricultura precisa dos fertilizantes e as siderúrgicas, do ferro para manter os fornos funcionando”.

O presidente do Ibram defende que as mineradoras também auxiliem seus fornecedores na superação dos obstáculos impostos pela Covid-19. “Precisamos pensar em nossos parceiros, como as pequenas e médias empresas, procurando antecipar ou reduzir prazos de pagamento”, disse, citando que a Vale já anunciou a antecipação de pagamentos aos pequenos e médios fornecedores. Devem ser gastos cerca de R$ 160 milhões.

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) também se posicionou diante do coronavírus, recomendando uma série de ações para conter a propagação da pandemia entre os colaboradores do segmento.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.