São Paulo, 27 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/03/2020

Abimaq Vale promove ação para fabricação de máscaras

(29/03/2020) – Em tempos de pandemia, muitas são as articulações entre grupos de pessoas e empresas para combater o Covid-19. Neste contexto, um grupo de empresários da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos se reuniu para organizar a produção de protetores faciais (face shield).

A iniciativa está sob a coordenação da Sede Regional do Vale do Paraíba (SRVP), localizada em São José dos Campos. Até o momento, integram o projeto mais de 50 participantes – pequenas e médias empresas, autônomos, estudantes etc. Interessados podem entrar em contato com a associação.  

As máscaras face shield são compostas por três componentes: suporte, viseira e elástico de ajuste. O suporte está sendo produzido, por impressão 3D, de maneira descentralizada até que o primeiro molde de injeção entre em operação, o que deve reduzir os custos e otimizar o processo de fabricação. “O importante é que até o processo de injeção entrar em operação, nós já teremos arrecadado vários suportes impressos em 3D, em diversos locais. Quem tiver uma impressora 3D pode participar”, detalha Paulo Lakatos, diretor comercial da Lakatos Termoformadoras – empresa associada à Abimaq e dedicada à produção de máquinas e moldes para o setor de termoformagem -, localizada em Embu das Artes (SP). As máscaras serão subsidiadas integralmente pelos voluntários.

Serão dois lotes de produção, o primeiro de 500 e o segundo de 5000 máscaras. Os números serão atualizados de acordo com o andamento do projeto. “Vamos atender a demanda inicial da maneira mais rápida que conseguirmos e nessa capacidade indicada. Estamos atentos aos avanços da pandemia e a necessidade de mais máscaras após a entrega do segundo lote”, conta Lakatos.

A montagem dos protetores faciais será realizada na fábrica da Thyssenkrupp Automata, em Taubaté (SP), e de lá enviada para as secretarias de saúde e hospitais. A coordenação do projeto está em contato com algumas prefeituras, secretarias de saúde e hospitais públicos para a doação dos EPIs. Até o momento, receberão as máscaras os municípios de Taubaté, São José dos Campos, Embu das Artes – todos no estado de São Paulo -, e Tubarão (SC).

Junto com outras duas empresas, a Lakatos será responsável pela aquisição, produção e logística das viseiras. A empresa também está atenta a outras iniciativas, como a produção de respiradores. “Estamos, no momento, mais focados e participativos no projeto das máscaras face shield. Nesse momento é importante que todos os vetores da sociedade se unam. A pandemia resgata os valores de solidariedade, compromisso e colaboração com a nossa sociedade. Nos sentimos muito gratos por termos condições de ajudar os profissionais da saúde, verdadeiros heróis dessa ‘guerra’”, diz Paulo Lakatos.

Em sua opinião, também precisamos repensar sobre a importância do plástico: “O plástico está cumprindo uma função essencial no sistema de saúde, pois está presente em máscaras, respiradores, cateteres, descartáveis etc. O comportamento do descarte incorreto ‘vilanizou’ o material que agora mostra a sua importância novamente”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.