São Paulo, 22 de Outubro de 2020

  • Notícias

    Usiminas obtém patente do aço extra limpo

    (08/03/2020) - Recentemente, a Usiminas conquistou o certificado de patente do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial para o projeto de produção de aço laminado extra limpo, que, segundo a companhia, oferece mais qualidade ao produto final. O processo de patenteamento foi iniciado pela Usiminas há sete anos atrás, em 2013.

    O projeto foi idealizado por uma equipe técnica da Gerência-Geral de Laminação a Frio da Usina de Cubatão (SP). Para a produção do laminado extra limpo, a maioria das siderúrgicas usa uma linha de limpeza eletrolítica, que ao gerar resíduos aumenta o custo de produção. De acordo com a Usiminas, o processo agora patenteado é inovador, pois não exige a instalação de uma linha específica e reduz custos de fabricação, além de diminuir a geração de resíduos.

    “O invento surgiu a partir das demandas percebidas no mercado por materiais com alto valor agregado, principalmente na linha branca e a indústria automotiva. Esses segmentos também demostram a necessidade de receber materiais com baixo resíduo. Pensando nisso, a Usiminas denominou esse material como ‘Extra Limpo’ e desenvolveu o processo”, detalhou José Dias Blanco, líder da equipe do projeto.