São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/02/2020

FCA e Senai desenvolverão ligas de Al de uso automotivo

(23/02/2020) – Um termo para cooperação técnica foi assinado no dia 20 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG), para o desenvolvimento do projeto “Otimização de Ligas de Alta Resistência para o Setor Automotivo”. Estão envolvidos na pesquisa, com duração de 13 meses, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do Senai Fiemg.

Ambas instituições vão atuar por meio da Unidade EMBRAPII Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais, já que a iniciativa tem fomento da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. A parceria tem a intenção de proporcionar maior segurança veicular e, também, economia de combustível.

Durante o projeto, serão desenvolvidas duas ligas de alumínio (para produção) com diversas aplicações no setor automobilístico. A intenção é obter um produto que atenda demandas de eficiência energética e que tenha potencial para exportação.

Outras empresas também participarão do projeto. Entre elas a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Novelis, Aethra e a 6PRO Virtual and Practical Process. Parte dos recursos investidos é proveniente do Programa Rota 2030*.

Na FCA, o projeto é fruto do mapeamento das demandas tecnológicas da empresa, neste caso da Engenharia Body, área que integra a diretoria do Desenvolvimento do Produto, responsável pelo projeto estrutural dos veículos.

Resultados esperados – Em relação à economia de combustível, para cada 10% de redução de peso nos automóveis, estima-se aumento em torno de 5% em eficiência energética. Além disso, o alumínio é um material de alta absorção de energia, o que contribui para a segurança veicular.


(*) Programa Rota 2030 – É parte da estratégia elaborada pelo governo federal para desenvolvimento do setor automotivo no país. Tem como um dos principais objetivos aumentar a competitividade da indústria nacional, incentivando a realização de pesquisas e desenvolvimento local.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.