São Paulo, 08 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

31/01/2020

Ford cria porcas personalizadas em 3D para evitar o furto de rodas


(02/02/2020) – A Ford Europa decidiu recorrer à impressão 3D para evitar um aborrecimento comum aos motoristas de várias partes do mundo: o furto de rodas. A companhia desenvolveu uma tecnologia que permite personalizar as porcas de fixação das rodas, usando a voz do cliente ou detalhes do próprio veículo para criar um desenho único e extremamente difícil de copiar.

O projeto, naturalmente, nasceu de uma demanda criada pelo próprio mundo do crime. De fato, o uso de sistemas de segurança mais sofisticados, se ajudou a reduzir o furto de veículos, levou os ladrões a se voltarem para os acessórios, como as rodas de liga leve.

Para inibir essa prática foram criadas as porcas antifurto, que são aplicadas uma em cada roda e precisam de uma chave ou adaptador especial para serem parafusadas. No entanto, a proteção fornecida por este sistema é limitada.

As porcas personalizadas foram desenvolvidas pela Ford europeia em parceria com a EOS, empresa especializada em soluções de prototipagem rápida. O diferencial destas porcas de fixação é ter o desenho baseado na voz do motorista, que assim como a íris e a impressão digital, pode ser usada na identificação biométrica.

Na prática, os engenheiros gravam a voz do motorista por no mínimo um segundo, dizendo algo como “eu dirijo um Ford Mustang”, e usam um software para converter essas ondas sonoras em um padrão físico. Este padrão então é transformado em um círculo e usado para desenhar o entalhe da porca e da chave.

A porca e a chave são então impressas em 3D como uma peça só, em aço inoxidável resistente a ácidos e à corrosão. No final do processo, a porca e a chave são separadas, recebem um pequeno polimento e estão prontas para o uso.

O design inclui também recursos de segurança para evitar a cópia ou clonagem da peça. Os dentes internos da porca têm espaços desiguais que se alargam no fundo para evitar moldes de cera, pois o material se quebra ao ser puxado.

Além da voz, o desenho da peça pode ser inspirado no logotipo do veículo, nas iniciais do nome do cliente ou até em temas aleatórios de seu interesse, como o traçado de um autódromo famoso.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.