São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

24/01/2020

Brasília terá sua primeira fábrica de automóveis


(26/01/2020) – Nos próximos dias, a CAB Motors deve promover o evento de lançamento da pedra fundamental de sua fábrica em Brasília (DF). Será o primeiro fabricante de veículos a se instalar no Distrito Federal. A empresa, que produz o jipe Stark, pretende investir R$ 200 milhões, projetando uma produção inicial de 100 veículos/mês.

No último dia 10 de janeiro, o governo do Distrito Federal divulgou nota sobre a assinatura da CDRU – Concessão de Direto Real de Uso de um terreno de 70 mil m²no Polo JK para a empresa. Segundo a nota, a construção da fábrica começa ainda em 2020, com expectativa de abertura de 420 novos postos de trabalho quando a unidade estiver em operação.

Pelo contrato, a concessão do terreno é válida por 30 anos, podendo ser renovada por igual período. A localização central de Brasília no país e o hub aeroviário com acesso a todas as regiões estão entre os atrativos para a instalação da fábrica na capital.

No mês passado, Antonio Ferreira Souza, presidente do grupo que hoje controla o projeto Stark, reuniu-se com o governador do DF, Ibaneis Rocha, para tratar da instalação da montadora na capital. “Decidimos vir para o Distrito Federal a convite do governador Ibaneis e do vice-governador Paco Britto. A posição geográfica da capital é indiscutível. O acolhimento do Governo do Distrito Federal em relação ao nosso projeto tem sido sensacional”, disse o emprsário. “Aqui, {nosso projeto} se torna nacional e internacional pelas embaixadas e a visibilidade que Brasília tem. Somos a única fábrica 100% nacional, com todo o projeto brasileiro, estrutura de chassi e carroceria nacionais.”

Segundo a nota do governo, a unidade a ser construída em Brasília irá responder pela produção do chassi, da carroceria e pela montagem dos veículos. Além das instalações no DF, a CAB Motors terá um Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Araripina (PE) e uma montadora em Pedra, também em Pernambuco.

O Stark têm tração 4×4 e consumo de 13 km/litro. A proposta é direcionar 80% da venda para o segmento corporativo e 20% para o particular. O governo local fará um estudo para a aquisição de veículos pela Polícia Militar. O governador Ibaneis Rocha, que testou o veículo após a reunião no mês passado, aprovou o modelo: “O meu já está encomendado. Maravilhoso”, disse.

PROJETO STARK – A história do jipinho 4×4 Stark tem início em 2006, ano em que foi apresentado o primeiro protótipo do veículo no Salão do Automóvel. A responsável pelo projeto era então a TAC Motors – Tecnologia Automotiva Catarinense. Os primeiros veículos comerciais só foram produzidos em 2010, em Joinville (SC).

Em 2013, em busca de incentivos fiscais, a fábrica se transferiu para o Ceará, em Sobral, onde hoje o veículo é montado num modelo quase artesanal. Em 2015, chegou a ser anunciada a venda da empresa para a Zotye, da China, que então pretendia se instalar no Brasil, mas o negócio não progrediu. Agora, a empresa ressurge com nova denominação e, ao que parece, nova composição societária.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.