São Paulo, 28 de Janeiro de 2020

  • Notícias

    Vestas investe R$ 100 milhões em 2ª fábrica no Ceará


    (17/11/2019) - A dinamarquesa Vestas inaugurou na última terça-feira, 12 de novembro, sua nova planta no Ceará, na cidade de Aquiraz. O total do investimento é de R$ 100 milhões - o maior investimento global da empresa em 2019. Na nova unidade serão produzidas as maiores turbinas eólicas do portfólio da empresa, o modelo V150-4,2 MW. A empresa já conta com uma fábrica de pás eólicas em Pecém.

    De acordo com a Vestas, já existem encomendas para a produção de 624 turbinas eólicas deste novo modelo - o primeiro deles foi entregue à empresa Echoenergia, durante a cerimônia de inauguração -, num total de 2,6 GW, o equivalente a 15% de toda a energia eólica instalada atualmente no Brasil. “Esse é o maior volume de vendas de uma turbina na curta história da indústria brasileira. É a turbina de maior sucesso no Brasil”, afirmou Rogério Zampronha, presidente da Vestas para a América do Sul. Os equipamentos produzidos em Aquiraz serão instalados em projetos eólicos de vários estados do Nordeste, como Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Maranhão e Paraíba.

    Com a nova fábrica irá gerar mais de 1.200 empregos no Ceará. “São 200 empregos diretos aqui (Aquiraz) e mais de mil em Pecém, na fabricação de pás. É o segundo grande investimento que fazemos no estado do Ceará”, disse.

    De acordo com Zampronha, os principais fatores que levaram a empresa a investir no Ceará foram a força de trabalho, as condições logísticas, principalmente a facilidade do fluxo de produção pelo Porto de Pecém, e o ambiente de negócios proporcionado pelas autoridades locais. “A Vestas é a maior empresa do mundo no setor, e o Ceará possui alguns elementos importantes, como a qualidade da força de trabalho, a alta eficiência das operações portuárias e o governo favorável aos negócios”, afirmou Zampronha.

    A nova turbina também propiciará à empresa ter seus primeiros equipamentos num projeto instalado no Ceará, que será construído pela multinacional francesa Quadran International, por meio de sua subsidiária Quadran Brasil. O parque eólico de Serrote, no município de Trairi, terá 205,8 MW de capacidade instalada, equivalente a 10% de toda a capacidade eólica que o estado possui hoje (2.054,9 MW).

    Atualmente, a Vestas possui cerca de 750 turbinas instaladas no Brasil - o equivalente a 1,5 GW -, das quais mais de 600 foram produzidas no Ceará.


    Voltar