São Paulo, 03 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

16/11/2019

Polimetri investe na automatização da linha de produção

(17/11/2019) – Em 2019, a Polimetri – empresa do ramo metalúrgico especialista em estamparia de peças e conjuntos soldados para o segmento automobilístico, de Mauá (SP) -, adquiriu cinco robôs da Yaskawa Motoman para a instalação em duas células de solda.

O processo de robotização da Polimetri começou em 1995, ano que em a empresa comprou seu primeiro robô, também da Yaskawa (hoje já fora de operação). “Desde então, seguimos investindo em células robotizadas”, diz Fábio Silveira, gerente Administrativo Financeiro da Polimetri. No ano de 2016, para atender o projeto de fornecimento para estruturas metálicas de bancos automotivos, outros dois robôs da multinacional japonesa foram adquiridos. Hoje, ao todo, são sete robôs Yaskawa Motoman dedicados à soldagem de peças.

No total, a Polimetri conta com mais de 50 robôs de solda em operação, divididos em várias células de produção, com aplicações voltadas para processos de solda a laser, solda a arco e solda de resistência. “O processo de desenvolvimento do produto já se inicia com estudos de automação para utilização de robôs, levando em consideração a produtividade, qualidade e o volume a ser atendido”, enfatiza Fernando Oliveira, gerente de Manufatura de Solda da Polimetri.

De acordo com Fábio Silveira, as áreas de solda da Polimetri estão próximas a 100% de automação implementada em seus processos e opera com 60% da sua capacidade instalada.

Já na estamparia, a automatização está em fase de projeto e implementação. “Neste caso, são utilizados robôs para a movimentação das peças estampadas entre as operações. Em nosso planejamento, está previsto para o primeiro semestre de 2020, o início de operação de uma linha de peças estampadas com o uso de robôs, hoje já operamos com um sistema transfer em uma prensa de 1.000 toneladas, o que nos proporciona um aumento de qualidade e produtividade”.

No próximo ano, a Polimetri pretende continuar seus investimentos em automatização e otimização dos processos produtivos. “Contamos com a Yaskawa Motoman para avançar ainda mais no que se refere à Indústria 4.0, pois vislumbramos a integração de máquinas à internet 5G, com lançamentos de dados online, utilizando uma tecnologia ainda pouco explorada na indústria, o ‘Cloud Computing’. Precisamos estar engajados para o aprimoramento dessas aplicações, para nos tornarmos uma indústria ainda mais competitiva e tecnologicamente avançada”, conclui Oliveira.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.